Uma equipe de cientistas criou uma cadeira especial na Grécia para que os deficientes físicos possam entrar e sair da praia sozinhos. O aparelho é tão interessante que virou tema de documentário.

Chamado de Seatrac, o dispositivo possui patente europeia e americana. É uma alternativa para a falta de infraestrutura do país em receber a população e até mesmo os turistas que também querem desfrutar das praias.

Já foi vendido para diversos municípios que instalaram o equipamento nas praias gregas. Entretanto, uma matéria na Reuters relata a falta de apoio das autoridades locais para apoiar a implantação do projeto nas cidades, uma vez que é preciso construir uma rampa do calçadão até água.

Além disso, há falta de respeito da própria população que bloqueia a passagem com veículos, utiliza as rampas como trampolim de mergulho ou rouba os painéis solares instalados. O engenheiro Ignatios Fotiou, um dos inventores do Seatrac, afirmou que a falta de apoio era semelhante à "construção de um apartamento de cobertura sem um edifício embaixo dele".

Além de Fotiou, o aparelho foi desenvolvido por Nikos Logothetis e Gerasimos Fessian. A invenção do trio ganhou fama com a competição do Vimeo em que foram inscritos mini documentários sobre inovações que podem ajudar as pessoas a viverem com mais qualidade de vida.

Assista ao documentário: 

Redação CicloVivo 

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.