- Publicidade -

Turistas em Amsterdã fazem passeio de “pesca de plástico”

Os detritos coletados até maio deste ano somam mais de dois mil sacos de “sopa plástica”.

Foto: Maxwell Rowley

Amsterdã, capital da Holanda, é famosa por seus mais de 100 quilômetros de canais. Não é de se estranhar então que haja diversas opções de passeios por vias aquáticas. Mas, dentre eles, um está chamando atenção: um mini cruzeiro para retirar o lixo plástico das águas.

- Publicidade -

Operado pela organização ambiental Plastic Whale, já foram retirados mais 146 mil garrafas de plástico dos canais de Amsterdã – em sete anos de existência. Ao total, os detritos coletados até maio deste ano somam mais de dois mil sacos de “sopa plástica”. O grupo se descreve como a “primeira empresa profissional de pesca plástica do mundo”.

Empresa?

Sim, apesar de ter ares de trabalho voluntário, a Plastic Whale é uma empresa social. Inclusive, com os detritos plásticos ela fabrica novos barcos para a operação. Ou seja, fechando um ciclo aos moldes da economia circular. A frota ecológica é composta por dez barcos. E, em seu site, ela ressalta: “Começamos em Amsterdã, mas queremos nos tornar globais”.

Como funciona o passeio

Apesar do passeio ter o apelo ecológico, o turista pode fazer a excursão sem fazer a coleta de plástico. Com duas horas de duração, ele pode ser feito em holandês e inglês, e é apresentado os destaques da cidade. O turista ganha um lanchinho e colete salva-vidas. Mas, o mote “seja parte da solução”, estampado no site da empresa, deixa claro que busca engajar os turistas. 

Foto da capa: Maxwell Rowley

- Publicidade -