O Parque Shopping Barueri inaugura neste mês a “Praça de Papelão”, espaço que tem o objetivo de oferecer não apenas uma área de descanso e lazer, como também conscientizar da importância do uso de materiais sustentáveis.

Bancos, cadeiras, estantes e luminárias feitas de papelão e de MDF de madeira de florestas plantadas fazem parte do novo espaço de convivência do shopping. Além dos móveis, árvores, arbustos, passarinhos e caramanchões também feitos de papelão, completam a praça forrada com grama artificial.

O projeto e o processo de fabricação dos móveis foram pensados para respeitar o meio ambiente. Os bancos, por exemplo, são predominantemente de papelão (90%) e o MDF corresponde aos outros 10% da estrutura.

“Visamos sempre o maior aproveitamento da matéria prima sem a utilização de produtos tóxicos que possam poluir”, ressalta Felipe Alvares, diretor executivo da Desoltec, empresa responsável pela criação do mobiliário. “Após o desenvolvimento do conceito e do projeto, as peças de MDF são cortadas, os tubos de papelão recebem o acabamento final e são montados por meio de encaixe com pressão, sem o uso de cola”, explicou Alvares.

Os móveis que estarão expostos no empreendimento foram adquiridos pelo Parque Shopping Barueri, e estarão dispostos na Praça de Eventos. Nas datas em que houver alguma atração no local, a praça será desmontada e pequenos espaços de convivência com os móveis serão montados nos corredores do shopping.

O Parque Shopping Barueri está localizado rua General Pedro Divisão R. da Silva, 400, em Barueri, São Paulo. 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.