samsung sustentabilidade
Controle remoto que não usa pilhas e caixas reutilizáveis fazem parte de ações de sustentabilidade da Samsung. Foto: Divulgação

Como parte do que está chamando de “Jornada de Sustentabilidade” (“Going Green”) na sua operação de negócios de TV, a Samsung anuncia algumas novidades para o mercado brasileiro em 2021.

O primeiro lançamento são as caixas reutilizáveis, com design de embalagem sustentável, chamado ‘Eco-packing’, que será expandido para todas as TVs 2021 Lifestyle e a maioria da linha 2021 Neo QLED. Essa solução sustentável pode contribuir com o reuso de até 200 mil toneladas de caixas de papelão ondulado a cada ano.

O novo papelão é perfurado de modo que torna-se mais fácil de ser moldado. Cada embalagem pode virar uma casinha para bichos de estimação, cesto para revistas e até prateleira.

Quem não é muito habilidoso nas artes manuais também não precisará se preocupar. As embalagens possuem um QR code, onde é possível acompanhar o passo a passo de como fazer os utensílios domésticos.

Ao minimizar texto e imagens gráficas na embalagem ecológica, a tinta à base de óleo da impressão em cores, que é tradicionalmente usada em caixas de TV é eliminada, ajudando a reduzir ainda mais o desperdício.

Outra novidade da marca é o controle remoto solar. Em 2021, as TVs Samsung virão com um controle remoto alimentado por energia solar que pode ser recarregado por luz interna, luz externa ou USB – uma inovação inédita para a marca.

Isso ajudará a evitar o desperdício de 99 milhões de pilhas AAA projetadas ao longo de sete anos, de acordo com pesquisas internas. Para construir o controle remoto, a Samsung inovou o processo de fabricação que otimiza plásticos de garrafas recicláveis ​​- incluindo 24% de conteúdo reciclado, segundo informações da fabricante.