Cerca de 110 milhões de latas de alumínio foram processadas nos primeiros seis meses de operação do Centro de Coleta da Novelis, em Natal, no Rio Grande do Norte – o espaço tem capacidade de processamento de 600 toneladas de latas de sucata de alumínio por mês e um armazém para o material.

Com a inauguração do novo centro de coleta, em outubro de 2019, a empresa ampliou a atuação das atividades de reciclagem no Nordeste e o aumento na compra de latas de bebidas usadas na região, possibilitando parcerias com as cooperativas locais, pequenos e médios fornecedores de sucata.

“Como maior recicladora de latas de alumínio do Brasil, a Novelis compra o material coletado de forma contínua durante todo o ano; e isso é especialmente importante em momentos de incerteza como o atual.” afirma Alfredo Veiga, Diretor de Suprimento de Metal da Novelis.

O índice de reciclagem de latas de alumínio no país foi de 96,9%, em 2018. A Novelis tem participação fundamental para a conquista deste resultado, reciclando mais de 60% das latas consumidas no Brasil em seu complexo industrial em Pindamonhangaba/SP, considerado o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul onde produz chapas de alumínio para produção de latas para bebidas.

Para garantir o aumento contínuo do conteúdo reciclado de seus produtos, a empresa mantém onze centros de coleta distribuídos pelo Brasil e pretende inaugurar outros. A unidade de Natal possui até o momento 60 fornecedores que contribuem para a operação de reciclagem.

“A lata é a embalagem para bebidas mais sustentável, e a indústria tem um papel fundamental na conscientização sobre a importância da reciclagem, que além de reduzir o fluxo de resíduos, gera milhares de empregos diretos e indiretos em toda a cadeia”, conclui Veiga.

Fonte: Novelis