coleta capsulas de café
Capsulas de café da Dolce Gusto e de outras marcas podem ser descartadas nos pontos de coleta. Foto: Kous9 | Unsplash

A rede Pão de Açúcar ampliou os postos de coleta para reciclagem de cápsulas de café, totalizando 52 locais para recolhimento do material em lojas da rede. Os novos endereços estão distribuídos em diversos pontos na Grande São Paulo (Alphaville, Tamboré, Granja Viana e São Paulo) e já podem ser utilizados pelos consumidores que desejam ter um descarte apropriado para suas cápsulas.

A ação é realizada em parceria com a NESCAFÉ® Dolce Gusto®, mas cápsulas de outras marcas também podem ser descartadas nos postos de coleta. As cápsulas recolhidas passam por um processo de reciclagem que permite que os resíduos sejam transformados em insumos para a elaboração de novos produtos, dentro do conceito de economia circular e solidária.

A ação é realizada em parceria com cooperativas de reciclagem que atuam na capital paulista e na Grande São Paulo, que foram treinadas para identificar facilmente as sacolas coloridas da marca, separando as cápsulas para parceiros que higienizam, reciclam e transformam a resina plástica em matéria-prima.

As cápsulas passam por um processo de triagem, fragmentação e, por meio de extrusão, são transformadas em uma resina termoplástica, que pode ser utilizada como matéria-prima para produção de diversos itens.

Além disso, desde janeiro deste ano, o consumidor da Grande São Paulo que adquire cápsulas via e-commerce da marca recebe uma sacola reciclável colorida para o descarte do material – após o acondicionamento das cápsulas usadas, basta dispensar para a coleta seletiva residencial ou levar até um dos pontos de coleta, como os localizados nas lojas Pão de Açúcar.

A lista completa de pontos de coleta de cápsulas de café na rede Pão de Açúcar no Brasil pode ser encontrada AQUI.

Lojas GPA.