No México as pessoas quem têm cuidado com a limpeza dos dejetos de seus cães são recompensadas com acesso gratuito à internet. A ideia é inovadora e surgiu a partir de uma parceria entre a agência de publicidade DDB e o portal Terra.

Manter as calçadas livres das sujeiras feitas pelos cachorros é um desafio. Assim, muitas cidades têm investido em estratégias para minimizar este problema e conscientizar os donos dos cães de que é necessário prezar pela limpeza local.

A tecnologia mexicana, chamada de Poo Wi-Fi, funciona da seguinte forma: os donos recolhem o cocô de seus cachorros e o depositam na máquina, que irá calcular o peso e transformá-lo em minutos disponíveis para o uso gratuito da rede Wi-Fi para qualquer pessoa que estiver nas áreas próximas aos roteadores.

O sistema está sendo testado em dez parques da Cidade do México e é uma forma totalmente contemporânea de promover a conscientização ambiental. É certo que ainda existem pessoas que aproveitam a situação e utilizam sacos de lixo em troca da conexão. Mas, mesmo assim, a agência informou que não se importa com isso e o que vale é realmente a mudança no comportamento das pessoas em relação aos resíduos.

Para garantir que o dispositivo funcione adequadamente, de acordo com o propósito para o qual foi criado, alguns funcionários ficam ao lado das caixas distribuindo as sacolas aos donos dos cães e informando sobre a tecnologia. Com informações da Discovery.

[VIDEO:poo_wifi]

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.