Os tênis da marca Thousand Fell trazem na sola um lembrete: “Por favor, retorne para a reciclagem”. A marca é a primeira a lançar um modelo que pode ser devolvido e totalmente reciclado, pagando aos consumidores pelo retorno dos calçados antigos. Desta forma a empresa garante que eles serão entregues após o uso e que todas as partes do produto serão recicladas ou compostadas.

Os fundadores da marca trabalhavam na indústria de vestuário e descobriram que os consumidores na faixa dos 20 anos tendem a trocar seus tênis brancos a cada 6 meses. “Estes calçados são usados com frequência e mesmo que tenham apenas pequenos desgastes são doados ou vão direto para o lixo”, explica Chloe Songer, cofundadora da Thouseand Fell.

Uma vez que são jogados no lixo e enviados aos aterros sanitários, o couro e a borracha dos produtos liberam resíduos químicos e demoram décadas ou séculos para se decompor. “Não acho aceitável colocar nossa marca em algo que vai estar em um aterro sanitário por 8 ou nove gerações”, decreta Chloe.

Foto: Divulgação | Thousand Fell

100% reciclável

Para resolver esta questão, foi desenvolvido um sistema melhor. Stuart Ahlum, outro cofundador da marca, trabalhou 2 anos pesquisando materiais sustentáveis. Os dois primeiros modelos disponíveis são os clássicos, nas sem cadarço e com cadarço.

A parte superior é feita de garrafas plásticas recicladas com uma cobertura a base de milho que faz com que o material se assemelhe ao couro; a sola é feita de uma borracha neutra em emissões de carbono; a palmilha usa tapetes de yoga reciclados, revestidos por uma malha produzida com babosa.

Trabalhando junto com recicladores, a marca desenvolveu calçados unisex fáceis de desmontar para que todo o material possa ser reaproveitado. A sola, por exemplo, é colada com uma cola a base de água que pode se removida com facilidade. Parte do material pode ser reciclado para fazer novos calçados, e outra parte vai ser reciclada ou compostada separadamente. O próximo passo é diminuir ainda mais o uso de adesivos e cola.

“Calculamos os custos e podemos assegurar que nossos produtos são acessíveis e que nosso negócio é rentável”, garante Stuart. “Mas precisamos de muito mais tempo e esforço para desenvolver estes produtos. A indústria de calçados é bastante tradicional e as pessoas tendem a usar os tecidos, couro e plásticos que já vêm sendo usados”.

Consumidores conscientes

tenis reciclável
Foto: Divulgação | Thousand Fell

O custo de se fabricar estes calçados são maiores do que os de um calçado normal, especialmente quando incluímos o valor pago para quem leva o tênis antigo de volta para reciclagem. Mas a empresa que a proposta de um tênis 100% reciclável vai atrair e fidelizar clientes.

Os tênis foram desenhados para serem duráveis e clássicos, assim não saem de moda e não precisam ser trocados rapidamente. Mas, na troca, os consumidores terão acesso a um envio pré-pago dos seus calçados antigos para a empresa, que vai trabalhar com recicladores locais. O consumidor vai receber um crédito de US$ 20 na troca por um novo par. Se o tênis devolvido estiver em bom estado, o produto vai ser doado.  

O objetivo é que este processo seja o mais simples possível para os consumidores. “Queremos que seja muito fácil e assim esperamos encorajar uma mudança de hábitos na comunidade”, finaliza Stuart.