- Publicidade -

Huggies lança sua primeira fralda reutilizável de pano

Kimberly-Clark é a 1ª grande marca na América Latina a oferecer esta solução pra famílias preocupadas com o impacto das fraldas

fraldas de pano huggies
Foto: Divulgação

As fraldas descartáveis substituíram as fraldas de pano por volta dos anos 50 e se tornaram muito populares, especialmente pela praticidade que oferecem. Mas estes produtos têm um impacto ambiental enorme, desde a sua produção até o seu descarte – estima-se que uma fralda leve cerca de 450 anos para se decompor e que em 3 anos uma criança use entre 5 e 6 mil fraldas.

- Publicidade -

Muitas famílias, preocupadas com o futuro dos seus bebês e do planeta, repensaram esta escolha e estão voltando para as tradicionais fraldas de pano. Pensando nisso, a Huggies, marca da Kimberly-Clark de produtos para cuidados infantis, lança a sua linha Huggies Eco ProtectCom o lançamento, Huggies se torna a primeira grande marca da América Latina a lançar no mercado fraldas reutilizáveis. Segundo a marca, a ideia quer promover “pequenas trocas que mudam o mundo”.

fralda de pano huggies
Fotos: Divulgação

A fralda reutilizável Huggies Eco Protect é feita de pano, lavável em máquina ou à mão e possui tamanho único – sendo ajustada através de um sistema de botões que acompanham o crescimento do bebê, bastando alterar a posição do fechamento. Por ser reutilizável até o desfralde do bebê, o lançamento garante menor impacto ambiental e maior economia aos consumidores, considerando que o produto vai do tamanho P ao XG, em uma única fralda.

A fralda de pano sempre deve ser usada com um dos absorventes da linha Eco Protect: reutilizável ou descartável. A marca justifica o  absorvente descartável como uma facilidade para o momento da troca, em especial fora de casa. Embora descartável, quando usado em conjunto com a fralda reutilizável Huggies Eco Protect, reduz em até 28% o volume de resíduos descartados no meio ambiente. Já o absorvente reutilizável chega para garante economia e gera menos descartes, uma vez que pode ser lavado após o uso. 

fralda reutilizável
Absorventes descartável e reutilizável, que podem ser usados junto com a fralda. Fotos: Divulgação

O produto é vendido exclusivamente de forma online, na plataforma Mais Abraços de Huggies e na Amazon.com, a partir de dezembro.

- Publicidade -

São quatro diferentes estampas de fralda reutilizável de pano, ela deve sempre ser usada combinada com um dos absorventes da linha: reutilizável ou descartável. É possível também fazer o uso da fralda reutilizável em praia e piscina, neste caso não fazer uso dos absorventes.

fraldas reutilizáveis huggies
Fotos: Divulgação

Embalagens

As embalagens apresentam um novo design. Seguindo o estilo visual de Huggies Eco Protect, elas são confeccionadas com em papel 100% reciclável. Já os absorventes descartáveis vêm em embalagens plásticas, como as demais fraldas de Huggies.

Compromissos ambientais

Questionada sobre o destino dos produtos descartáveis que não podem ser reciclados e da gestão de resíduos recicláveis, a Kimberly-Clark informou que tem metas ambiciosas nesse sentido para os próximos 10 anos, que visam reduzir pela metade seu impacto ambiental em todo o mundo. “Para evoluir em relação a esses objetivos, a empresa já desenvolveu nos últimos anos uma série de ações e programas de sustentabilidade que visam contribuir com o meio ambiente e a comunidade em que atua, como soluções para materiais (plástico reciclável e certificação FSC), soluções logísticas (embalagens compactas e Projeto TMS), soluções para água (análise e compensação da pegada hídrica) e soluções para resíduos e reciclagem (economia circular, logística reversa e desperdício zero)”.

- Publicidade -
fralda de pano huggies
Fotos: Divulgação

Ainda segundo a marca, desde 2019, a operação brasileira nas fábricas e centros de distribuição não envia materiais excedentes para aterros sanitários. “A Kimberly-Clark ainda participa do programa ‘Mãos pro futuro’, coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Somente em 2022, foram 163.845 toneladas de materiais recuperados por todas as empresas aderentes ao programa e encaminhados para reciclagem”, esclareceu a assessoria de imprensa.