Heineken cria ecossistema de negócios de impacto positivo

Iniciativa traz nova proposta necessária: abrir mão do lucro a qualquer custo para gerar benefícios para o planeta e para sociedade

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Fotos: Natasha Olsen

“Eu não sei quantas empresas, no momento de hoje tem coragem de dizer: a gente não vai crescer a qualquer custo. A gente vai crescer de uma maneira diferente, de uma maneira verdadeiramente sustentável”. Essa fala do presidente do Grupo Heineken, Mauricio Giamellaro, resume o posicionamento da empresa ao anunciar o ecossistema de negócios Spin que nasce para gerar impacto positivo para o planeta, para a companhia e para parceiros alinhados com esse propósito.

Em parceria com empresas e organizações reconhecidas por práticas e resultados na área socioambiental, o Grupo Heineken, segunda maior cervejaria do país, reforça sua jornada ESG com a meta de extrapolar a produção de cerveja e atuar para transformar e descarbonizar toda sua cadeia de valor.

Heineken Spin
Executivos do Grupo Heineken e parceiros celebram o lançamento do ecossistema Spin . Foto: Divulgação

O ecossistema Spin traz pilares de atuação, definidos a partir da sua relevância no enfrentamento da emergência climática. Para cada pilar, parceiros e ações diferentes:

Agricultura regenerativa

Em parceria com a Rizoma, a primeira fase desse modelo de negócio será em uma área de mais de 800 hectares na cidade de Itu, interior de São Paulo, onde as empresas produzirão limão orgânico por meio da tecnologia oferecida pela própria natureza em sistema agroflorestal produtivo e de regeneração. Com essa solução, é possível sequestrar o carbono do ambiente, reforçar a resiliência hídrica da região e gerar pelo menos 100 novas posições de trabalho. Os frutos serão comercializados e o lucro obtido reinvestido na expansão do modelo de negócio para outras regiões do país.

Circularidade do vidro

Por meio de um novo sistema de circularidade desenvolvido com a Ambipar, a cervejaria pretende reciclar mais garrafas de vidro do que coloca no mercado atualmente. O ponto de partida do negócio é cobrir áreas onde o volume de embalagens é alto, mas a coleta de vidro quase inexistente devido ao alto custo de logística reversa desse material. Serão construídos centros de recebimento, triagem e beneficiamento do vidro para que, ao final do processo, o resíduo seja reincorporado na cadeia vidreira, aumentando o percentual de conteúdo reciclado nas garrafas do grupo. Trata-se de um sistema fechado que garante a logística reversa e uma melhor remuneração para todos os elos dessa cadeia, incluindo os catadores de recicláveis, atores essenciais nesse processo.

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Foto: Divulgação | Heineken

Marcas de impacto

esse pilar reflete a ambição de aproximar e materializar a agenda socioambiental para os consumidores. Junto com a Better Drinks e a Escola de Negócios das Favelas da CUFA, Spin propõe um modelo inédito de sociedade com pequenos e médios empreendedores em que o aporte financeiro tradicional é substituído pelo compartilhamento do que cada empresa tem de melhor. Do lado da cervejaria, por exemplo, estão o acesso à matéria-prima, à linha de produção e a um eficiente sistema de distribuição. Do lado dos parceiros, o desenvolvimento de marcas que carregam propósito e inovação na essência. Além de aprendizado mútuo, a parceria aumentará a capilaridade de mercado das marcas e os resultados serão revertidos entre as empresas.

Transição energética

além de produzir cerveja com energia de fontes renováveis, o Grupo Heineken já possui uma das maiores plataformas de energia renovável do país, a Heineken Energia Verde, resultado da parceria com as distribuidoras Raízen e Ultragaz que, a partir de agora, também se integram à Spin. Sob o mesmo ecossistema, será possível ampliar o alcance do programa e de seus benefícios, como facilitação do acesso à energia limpa e redução do valor da conta de luz, para bares, restaurantes e consumidores.

“Para a Heineken, ‘o que’ é menos importante do que ‘como’. Como a gente faz, tem muita relevância no dia a dia das nossas atividades. Se a gente precisar abrir mão do crescimento porque isso vai afetar nossos parceiros ou algum dos nossos valores, vamos fazer isso. ‘Como fazer’ é mais importante do que fazer”, assegura Maurício.

O ecossistema de impacto positivo Spin recebe um investimento inicial de mais de R$ 150 milhões, e traz modelos de negócio distintos, mas sempre alinhados ao compromisso de gerar valor compartilhado, baseado no princípio da colaboração para desenvolver soluções em que todos ganham, a cervejaria, as empresas parceiras e a sociedade.

“Diante de tantos eventos extremos, acreditamos que a colaboração é o melhor caminho para a transformação que precisa acontecer no mundo dos negócios. A roda do capital pode continuar girando se formos capazes de dar um novo sentido para essa engrenagem. Nosso movimento mais ambicioso começa agora com Spin, que vai na contramão de modelos tradicionais de verticalização da cadeia”, afirma Giamellaro.

Roda Rico Roda Gigante
Roda gigante no Parque Villa-Lobos. Foto: Divulgação

A ideia de dar um novo sentido para os modelos de negócio justifica a escolha do local para o lançamento do Spin. O anúncio aconteceu no Parque Villa-Lobos, Zona Oeste de São Paulo, onde está a maior roda-gigante da América Latina. Durante o evento, a roda gigante girou no sentido contrário ao habitual e convidava as pessoas a refletirem sobre nossas escolhas e sistemas, enquanto olhavam a cidade por um novo ângulo.

Uma nova economia

O anúncio do ecossistema Spin acontece em um momento em que empresas, governos e sociedade precisam repensar os modelos de desenvolvimento e crescimento. Novos modelos econômicos, que refutam o princípio de crescimento econômico infinito, em um planeta com bens naturais e espaço finitos, se fortalecem à medida que o impacto negativo do nosso sistema atual de produção e consumo é cada vez mais inegável.

O lucro faz parte dos negócios e é necessário, mas o lucro a qualquer custo, beneficiando um grupo cada vez menor de pessoas é insustentável, para o meio ambiente e para a sociedade.

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Foto: SP Lovers

“Foram anos de estudos e conversas para chegarmos ao ecossistema Spin, que hoje traduz nosso desejo de garantir que crescimento e impacto positivo caminhem juntos. Com os primeiros aprendizados e resultados desse ecossistema, esperamos que novas empresas, ligadas direta ou indiretamente ao setor, possam se juntar a nós para inspirar soluções que sejam boas para os negócios e, principalmente, melhores para o mundo”, completa Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken.