Atualmente, cerca de 70% da energia elétrica que utilizamos é proveniente de usinas hidrelétricas, com isso, a maioria da população acaba tendo que lidar com consecutivos aumentos da tarifa e a possibilidade, por exemplo, de apagões. Nesse cenário, quem ganha espaço são as energias renováveis, como a solar, que registra crescimento anual. Em Santa Catarina, uma iniciativa busca facilitar o acesso à tecnologia para instalação em residências e empresas.

O Crédito Energia Solar, uma parceria entre Unicred SC/PR e Quantum Engenharia, oferece financiamento em até 84 meses para os interessados, além de taxas mais atrativas do que as praticadas no mercado, valor que tem retorno garantido. É o caso de uma casa na Praia da Pinheira, em Palhoça (SC), o sistema instalado no local irá atender quase todo o consumo da família, e a economia deve igualar o investimento em apenas sete anos.

Para utilizar o Crédito Energia Solar basta solicitar junto a Unicred Sul Catarinense ou a Quantum Engenharia um orçamento, a partir disso será realizada a análise de crédito e, se a proposta for aprovada, o financiamento é liberado. O cooperado tem o prazo de até 84 meses para quitar o valor, com taxas atrativas e que viabilizam a instalação dos sistemas de geração fotovoltaica.

Para o presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho, este tipo de facilidade é essencial para quem busca alternativas limpas de energia, além de gastar menos. “Temos no Brasil um enorme potencial para geração de energia solar. Com a facilidade do financiamento, muitas pessoas terão acesso a esta tecnologia, economizando consideravelmente e poluindo cada vez menos”, ressalta.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.