Apoiar os povos indígenas na defesa de seus direitos é o objetivo da campanha Tamuaté-Aki. Lançada pela rede social “Uma gota no Oceano”, a iniciativa reúne celebridades para engajar a população brasileira na luta pela garantia dos direitos constitucionais dos índios e suas terras.

Marcos Palmeira, Letícia Sabatella e Wagner Moura são alguns dos atores que gravaram um vídeo de lançamento da ação convocando a todos para manifestarem-se. “A demarcação dos territórios indígenas é condição básica de sobrevivência para esses povos. A maioria das terras indígenas no Brasil sofre invasões, impacto de obras e, frequentemente, os índios colhem resultados perversos do que acontece mesmo fora de suas terras”, afirma o texto da campanha.

Os internautas são convidados a assinarem um manifesto que será entregue aos congressistas, cujo texto se coloca contra a PEC 215, a PLP 227 e PL 1610. Tais propostas enfraquecem os direitos dos índios de ocuparem plenamente suas terras. Assista abaixo:

A rede Uma gota no Oceano reúne organizações, iniciativas e pessoas que desejam pesquisar e debater questões que definem o futuro do país. No site da campanha Tamuaté-Aki é possível assistir outros vídeos.

Redação CicloVivo 

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.