- Publicidade -

Diante da crise econômica e da necessidade de reduzir os gastos financeiros e uso de recursos naturais, empresas de diferentes setores têm adotado estratégias para evitar o desperdício. A Comfrio-Stock Tech, especializada em logística de food service, sementes e soluções in house, encontrou uma solução bastante efetiva.

Após um profundo estudo em diversas áreas da companhia, notou-se que era possível otimizar os resultados economizando dinheiro e energia. Foi exatamente o que aconteceu. “Do ponto de vista técnico, adquirimos equipamentos mais leves e compactos. Destaca-se ainda um trabalho de reengenharia de layouts de câmaras, adequação de estruturas de armazenagem e instalação de portas rápidas. No campo operacional, um intenso treinamento deu corpo a processos mais eficientes e um time mais ágil e comprometido com o resultado”, afirma Emerson Gustavo Castro, diretor de operações da região Sul/Sudeste da Comfrio-Stock Tech.

Castro explica que o projeto tem duas fases. “Na primeira etapa foram investidos R$ 700 mil e o retorno obtido superou nossas expectativas iniciais. Reduzimos nosso consumo mensal em aproximadamente 120 mil quilowatts hora, trazendo ganhos da ordem de R$ 70 mil mensais capturados em todas as frentes trabalhadas. O projeto foi implantado em cerca de 60% das câmaras frias do centro de distribuição e se pagou em dez meses”, avalia.

- Publicidade -

Já a segunda fase contempla implantação do projeto de redução energética em todo o centro de distribuição, bem como uma possível aplicação em outras unidades. “Entendemos que a solução é replicável, há um padrão nas operações, mas sempre existem especificidades que podem exigir alguma adaptação. Estamos estudando esses detalhes para dar sequência neste projeto. Mas sem dúvida, a economia é exponencial”, finaliza o diretor.

- Publicidade -