As cápsulas de café entraram no Brasil a partir de 2006, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Desde então, muitos lares foram tomados pelo desejo de obterem uma maquininha de café, do tipo Nespresso e Dolce Gusto. O problema, no entanto, é evidente: quem vai reciclar as incontáveis cápsulas descartáveis geradas? Não à toa, houve desaceleração do crescimento deste mercado, mas a boa notícia para quem tomou gosto pela opção, com o perdão do trocadilho, é que já existem cápsulas reutilizáveis, é a WayCap é uma delas.

A WayCap foi criada por uma empresa italiana onde, se sabe, a cafeteria moka ainda é preferência nacional. Trocar uma cafeteira que não gera resíduos, assim como nosso famoso coador de pano, não seria uma medida inteligente, então a marca criou uma cápsula de aço inox em que o consumidor pode preencher com o pó, encaixar na máquina de café e, após o uso, lavar e guardar para ser utilizada novamente.

A solução é boa alternativa ecológica para os amantes do café em cápsula que gostam da praticidade, mas são conscientes do impacto individual que cada pessoa pode causar no planeta. A WayCap possui um funil e um pilão para ajudar a preencher a cápsula, onde pode ser inserido até seis gramas de café. Ela ainda possui duas versões, sendo uma compatível com a Dolce Gusto e outra com a máquina da Nespresso.

Aqui no Brasil também há uma cápsula reutilizável da empresa TopBlend, que é compatível com máquinas Nespresso, Dolce Gusto e Três Corações. Nós do CicloVivo encontramos o produto à venda no site Americanas.

Outras soluções

Muitas alternativas devem surgir daqui para frente. Os consumidores estão, com razão, cobrando responsabilidade ambiental das empresas. Entre algumas soluções que podemos destacar é outra marca italiana, chamada Caffe Vergnano, que produz cápsulas que se compostam como resíduos orgânicos. Outra empresa, é marca de café Orfeu, que criou uma cápsula que pode virar adubo em quatro meses. Por fim, uma iniciativa bacana foi implantada em Portugal, onde as cápsulas viraram alimentos.

Reciclagem das descartáveis

Quem possui cápsulas descartáveis da linha Dolce Gusto ou Nespresso saiba que ambas marcas reciclam as embalagens pós consumo para transformá-las em novos produtos. Então, se você é do time que usa, ou conhece alguém que use, procure os endereços dos postos de coleta nos sites das empresas e faça o descarte certo.