- Publicidade -

Cápsulas de café de aço inox surgem como alternativa às descartáveis

Feita de aço inox, ela pode ser usada, lavada e guardada para o próximo uso.

As cápsulas de café entraram no Brasil a partir de 2006, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Desde então, muitos lares foram tomados pelo desejo de obterem uma maquininha de café, do tipo Nespresso e Dolce Gusto. O problema, no entanto, é evidente: quem vai reciclar as incontáveis cápsulas descartáveis geradas? Não à toa, houve desaceleração do crescimento deste mercado, mas a boa notícia para quem tomou gosto pela opção, com o perdão do trocadilho, é que já existem cápsulas reutilizáveis, é a WayCap é uma delas.

- Publicidade -

A WayCap foi criada por uma empresa italiana onde, se sabe, a cafeteria moka ainda é preferência nacional. Trocar uma cafeteira que não gera resíduos, assim como nosso famoso coador de pano, não seria uma medida inteligente, então a marca criou uma cápsula de aço inox em que o consumidor pode preencher com o pó, encaixar na máquina de café e, após o uso, lavar e guardar para ser utilizada novamente.

A solução é boa alternativa ecológica para os amantes do café em cápsula que gostam da praticidade, mas são conscientes do impacto individual que cada pessoa pode causar no planeta. A WayCap possui um funil e um pilão para ajudar a preencher a cápsula, onde pode ser inserido até seis gramas de café. Ela ainda possui duas versões, sendo uma compatível com a Dolce Gusto e outra com a máquina da Nespresso.

Aqui no Brasil também há uma cápsula reutilizável da empresa TopBlend, que é compatível com máquinas Nespresso, Dolce Gusto e Três Corações. Nós do CicloVivo encontramos o produto à venda no site Americanas.

Outras soluções

Muitas alternativas devem surgir daqui para frente. Os consumidores estão, com razão, cobrando responsabilidade ambiental das empresas. Entre algumas soluções que podemos destacar é outra marca italiana, chamada Caffe Vergnano, que produz cápsulas que se compostam como resíduos orgânicos. Outra empresa, é marca de café Orfeu, que criou uma cápsula que pode virar adubo em quatro meses. Por fim, uma iniciativa bacana foi implantada em Portugal, onde as cápsulas viraram alimentos.

- Publicidade -

Reciclagem das descartáveis

Quem possui cápsulas descartáveis da linha Dolce Gusto ou Nespresso saiba que ambas marcas reciclam as embalagens pós consumo para transformá-las em novos produtos. Então, se você é do time que usa, ou conhece alguém que use, procure os endereços dos postos de coleta nos sites das empresas e faça o descarte certo.