- Publicidade -

BH ganha mercado com foco em pequenos produtores

Mercado de Origem Olhos D’Água quer trazer incentivo à cultura, culinária mineira e agricultura familiar

mercado belo horizonte
Foto: Divulgação

Será inaugurado em Belo Horizonte um espaço que promete reunir um ponto de encontro e de incentivo à agricultura, à cultura e à culinária mineira, além de prestar suporte ao pequeno empreendedor rural. O Mercado de Origem Olhos D’Água será aberto no dia 14 de março, às 16h, com um investimento que investimento, até o momento, soma R$ 60 milhões. Gerido pela Fundação Doimo e pelo Grupo UAI, o empreendimento tem 20 mil metros quadrados,  em que serão abrigados serviços e produtos e um espaço multifuncional para a sociedade.

- Publicidade -

Desde um rooftop gastronômico e palco para festas, manifestações culturais e eventos musicais até uma diversidade de lojas que incluem açougue, sacolão, pet shop, empórios, feira de utilidades domésticas, serviços móveis, salões de beleza, bares, lanchonetes, arte e artesanato, sem mencionar uma cava de queijos e um museu de reduções, o Mercado de Origem Olhos D’Água promete oferecer algo para todos os gostos e necessidades.

Agricultura familiar

mercado belo horizonte
Fotos: Divulgação

O Mercado de Origem Olhos D’Água se destaca por seu compromisso com o apoio aos pequenos produtores e o fomento às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Os números falam por si: os pequenos produtores são responsáveis por 70% do que vai para a mesa dos brasileiros, Neste cenário, o empreendimento vem para ser um ponto de conexão entre o produtor e o consumidor final, oferecendo um espaço para a comercialização dos produtos, mas também, junto com a Fundação Doimo, promovendo programas de incentivo e capacitação aos pequenos agricultores. Essa abordagem integral visa não apenas fortalecer a economia local, mas também garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento de toda a comunidade agrícola.

Participação feminina na agricultura familiar

Em meio a esse contexto de transformação, a presença feminina na agricultura familiar ganha destaque. Segundo dados apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a participação das mulheres no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) atingiu 80% em comparação à participação masculina. Esse crescimento não apenas fortalece a capacidade produtiva, mas também demonstra o papel fundamental das mulheres através de cooperativas e associações que participam ativamente do PAA.

Nesse contexto, o Mercado de Origem Olhos D’Água se destaca como um facilitador da inclusão e empoderamento feminino, ao prestar e apoio técnico para mulheres que desejam empreender na agricultura. Essas iniciativas não apenas fortalecem a presença feminina no setor agrícola, mas também contribuem para o desenvolvimento econômico e social da comunidade como um todo.

- Publicidade -
mercado belo horizonte
Fotos: Divulgação

“Este é um momento significativo para nossa comunidade, pois marca não apenas a abertura de um novo espaço, mas também o início de uma parceria sólida com os pequenos produtores locais. Estamos comprometidos em oferecer não apenas produtos de qualidade, mas também em promover o crescimento e o desenvolvimento de nossa região. Esperamos que o Mercado seja um local de encontros, trocas e celebrações, onde todos se sintam bem-vindos”, celebra Elias Tergilene, Diretor do Mercado de Origem Olhos D’Água.