A plataforma de hospedagem e experiência Airbnb acaba de lançar o “Italian Sabbatical”, programa que pagará a estadia na aldeia de Grottole durante o verão europeu. Em contrapartida, os interessados deverão ajudar a comunidade local a revitalizar a pequena aldeia do sul da Itália.

Apesar de conhecer a Itália ser um sonho para muita gente, esta não é exatamente uma viagem para relaxar. Isso porque os selecionados serão voluntários que durante um mês receberão treinamento para posteriormente serem anfitriões, hospedando viajantes e administrando estadias. Ou seja, de turistas passarão rapidamente para “cidadãos temporários”.

O projeto é realizado em parceria uma organização local sem fins lucrativos chamada “Wonder Grottole”, cujo objetivo é revitalizar o centro histórico da cidade. Grottole é uma aldeia rural de 300 habitantes e mais de 600 casas vazias. Ela está localizada a poucos quilômetros de Matera: cidade cujo centro histórico guarda a memória de tempos pré-históricos e, por isso, é classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Seleção

O projeto agora está em fase de inscrições. Ter mais de 18 anos de idade e saber falar inglês estão entre os requisitos exigidos. Ao todo, serão quatro pessoas selecionadas para se mudar para Grottole entre junho a agosto de 2019. Inscrições e mais informações, encontre aqui.

Fotos: Airbnb