- Publicidade -

Adidas vai produzir 11 milhões de tênis feitos com plástico dos oceanos

Além dos tênis, a empresa também produz roupas com o material reciclado.

Em 2018, a adidas produziu mais de cinco milhões de pares de calçados contendo resíduos plásticos retirados dos oceanos. Como resultado de uma cooperação entre a fabricante de artigos esportivos e a organização ambiental Parley for the Oceans, a empresa agora planeja mais que dobrar esse número produzindo onze milhões de pares de calçados neste ano.

- Publicidade -

Os resíduos de plástico são interceptados nas praias, como as Maldivas, antes que possam chegar aos oceanos. Esse lixo plástico é transformado em um fio, tornando-se um componente chave para compor o calçado adidas. Além dos tênis, a empresa também produz roupas do material reciclado, como a camisa da Liga dos Campeões para o Bayern de Munique.

“A sustentabilidade na adidas vai muito além do plástico reciclado”, afirma o membro do Conselho Executivo Gil Steyaert, responsável pelas operações globais. “Também continuamos a melhorar o desempenho ambiental durante a fabricação de nossos produtos. Isso inclui o uso de materiais sustentáveis, a redução de emissões de CO2 e a prevenção de resíduos. Somente em 2018, economizamos mais de 40 toneladas de resíduos plásticos em nossos escritórios, lojas de varejo, armazéns e centros de distribuição em todo o mundo e substituiu-o por soluções mais sustentáveis”, garantiu.

Outras medidas

Recentemente, a adidas assinou a Carta de Proteção Climática para a Indústria da Moda na Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, na Polônia, e concordou em reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 30% até 2030. Ela está apoiando a plataforma global de inovação Fashion for Good, com uma doação de € 1,5 milhão. A fundação está impulsionando o desenvolvimento de materiais inovadores, duráveis ​​e reutilizáveis ​​para a indústria da moda.

Além disso, está comprometida em usar apenas poliéster reciclado em cada produto. Como membro fundador da Better Cotton Initiative, a empresa produz apenas algodão de forma sustentável e, desde 2016, suas lojas não usam mais sacolas plásticas.

- Publicidade -

Há ainda desafios a enfrentar, como no uso em embalagens de transporte. “Ainda é inevitável, mas a adidas está contando com medidas de compensação”, afirma a empresa em comunicado à imprensa.