A cada quatro minutos, uma área equivalente a um campo de futebol é desmatada no Brasil. Esse número alarmante foi a base para uma criativa ação da organização ambiental WWF, que chamou atenção de quem assistia o jogo da seleção brasileira.

Para mostrar como é rápido o aumento do desmatamento no país, a cor do gramado foi mudando, gradativamente, durante uma transmissão ao vivo do jogo Brasil e Dinamarca, pelo Torneio de Futebol Feminino, exibido na Band em dezembro do ano passado.

É comum ocorrerem ações publicitárias nos jogos, em especial, durante os intervalos. No entanto, dificilmente, elas tratam de questões de cunho social ou ambiental.  A iniciativa da WWF foi realmente inusitada.

No jogo em questão, a seleção brasileira empatou com a Dinamarca em 2×2 e foi tricampeã do Torneio Cidade de São Paulo, pelo critério de desempate. No fim da partida, foi exibida a mensagem: “A cada 4 minutos, um campo de futebol é desmatado no Brasil. Entre no site e sabia como ajudar”. Os acessos aumentaram em 73% após o jogo e, para a WWF, isso significa que as pessoas estão mais cientes do problema do desmatamento.

Desenvolvida pela agência Grey Brasil, a campanha foi noticiada no site Brainstorm9, um veículo que trata, sobretudo, de trabalhos criativos. Muitos internautas questionaram se, de fato, houve a intervenção publicitária durante a transmissão do jogo. Porém, a própria agência divulgou um vídeo da campanha.

Confira abaixo como foi a ação: 

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.