69% dos brasileiros aceitariam pagar mais por itens ecológicos
Os produtos ecológicos podem aquecer as compras natalinas.
Os produtos ecológicos podem aquecer as compras natalinas.
Uma pesquisa da Target Group Index, desenvolvida pela Kantar Media e difundida pelo Ibope Media, revela novos dados sobre o perfil do consumidor consciente. Os números mostram um considerável aumento da busca por itens ecológicos, em especial, no Brasil.
Intitulado "O que motiva os consumidores do mundo", o estudo global afirma que 69% dos brasileiros aceitariam pagar mais por um produto ambientalmente amigável. O número fica atrás apenas da República Dominicana (83%), Equador (74%) e China (71%).
“As pessoas estão cada vez mais atentas a questões relacionadas ao consumo ecológico. Fatores como onde o produto é produzido, se é sustentável e qual matéria-prima é utilizada entraram de vez no ‘radar’ dos clientes”, afirma Alexsandra Azevedo, fundadora da Ama Terra, franquia de produtos ecológicos e sustentáveis.
Uma pesquisa da Proteste, em 2013, revelou que, apesar do aumento da procura por itens ecológicos, o consumidor não está disposto a pagar mais de cinco por cento do valor normal. Outro dado mostra que as companhias que, realmente, apostam na sustentabilidade devem buscar estratégias para que o consumidor tenha confiança no produto: 81% das pessoas acreditam que o rótulo de sustentabilidade e responsabilidade social são apenas estratégias de marketing das empresas.
Já uma pesquisa realizada em São Paulo, pelo Ibope/Conecta, e divulgada em agosto deste ano, mostrou que os consumidores paulistanos trocariam suas marcas habituais por outras que trouxessem melhorias à cidade. Cerca de 62% dos entrevistados afirmam que estão dispostos a trocar uma companhia por outra que beneficie iniciativas gratuitas no âmbito cultural, de bem estar e lazer.
Redação CicloVivo