- Publicidade -

São Paulo ganha núcleo que resgata e promove a adoção de cães e gatos

A estrutura conta ainda com centro cirúrgico, vagas de pós-operatório e espaço para banho e tosa.

A Prefeitura de São Paulo abriu na última sexta-feira (29) um novo centro para cães e gatos estruturado especialmente para incentivar a adoção. As acomodações são espaçosas e permitem a interação dos interessados em adotar com cada um dos animais. A estrutura conta ainda com centro cirúrgico, vagas de pós-operatório e espaço para banho e tosa.

- Publicidade -

“O centro permite uma outra abordagem no tema da adoção. Vai facilitar a vida do morador que quer adotar um animal e dos animais, que têm melhores condições de espera pela adoção. É um ambiente muito mais adequado, e ele vai estar muito mais pronto para a adoção, porque toda a situação de vulnerabilidade, que pode irritar o animal, é evitada pela qualidade do serviço prestado”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Os animais abrigados no novo Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos foram resgatados de maus-tratos, ou de situações de relevância para a saúde pública. Quando chegam ao núcleo, passam por avaliação médica veterinária. Se necessário, eles recebem tratamento, inclusive contra pulgas e carrapatos. O equipamento inaugurado possui um centro cirúrgico com quatro mesas, utilizadas principalmente em procedimentos de castração. No local são realizadas em média 40 cirurgias por dia.

Foto: Cesar Ogata/Secom
Foto: Cesar Ogata/Secom

Após se recuperarem os animais são liberados para adoção. Todos são imunizados contra a raiva, doenças espécie-específicas, castrados, vermifugados e identificados por microchip.

No total, são 30 canis e 24 gatis, todos equipados com portas de vidro que permitem a interação com os adotantes. Cada animal possui um espaço coberto e um quintal cimentado. Os canis dão acesso a uma área comum de recreação de 60 metros quadrados. No gramado e em dois jardins de inverno, os cães e gatos podem ter o primeiro contato com pessoas interessadas na adoção. Todos os animais passam por um tratamento de ressocialização, que inclui passeios e brincadeiras, para se tornarem amigáveis. No ato da adoção, é realizado o Registro Geral do Animal (RGA), de acordo com a legislação municipal.

- Publicidade -
Foto: Cesar Ogata/Secom
Foto: Cesar Ogata/Secom

Serviço:

Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos

Local: Rua Santa Eulália, 86 – Santana

- Publicidade -

Adoção: segunda a sexta-feira das 9h às 17h

sábados das 9h às 15h

Da Prefeitura de São Paulo