Retomar a vida após vivenciar e sobreviver a uma guerra não e uma tarefa simples. Além das dificuldades psicológicas geradas por períodos em conflito, muitos veteranos de guerra têm dificuldade em se reencontrar profissionalmente quando voltam para casa. O Heroic Food é um projeto que dá a elas uma nova oportunidade para ocupação e até profissionalização.

Localizada no estado de Nova York, EUA, a fazenda recebe os ex-soldados que têm interesse em aprender as habilidades necessárias para se tornar um produtor orgânico de alimentos. Em entrevista ao site Inhabitat, Leora Barish, a fundadora do projeto, explica que os veteranos costumar ter todas as habilidades necessárias para serem excelentes fazendeiros.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

“O que as pessoas não sabem é que os veteranos são ótimos para fazendas e perfeitos para garantirem o nosso suprimento de alimentos, porque eles trabalham de forma ética, são fortes e resistentes, têm o sentimento de missão e tudo o mais necessário para iniciar uma fazenda”, comentou Barish, no vídeo produzido pelo site norte-americano.

O projeto ainda é recente. A primeira turma foi formada no início de 2015, como um veículo para ensinar e introduzir os ex-militares aos conceitos de agricultura sustentável, como uma alternativa para eles aplicarem habilidades já adquiridas no exército.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Segundo a criadora do programa, esta é uma oportunidade de dar aos veteranos uma nova profissão, ajudando-os a fugir do desemprego comum após o término de suas missões em guerra, além de ser uma forma eficiente de garantir a produção de alimentos necessária para abastecer a demanda da região e do país.

“Uma pessoa que está no serviço militar tem um jeito diferente de pensar e agir. Eles são organizados e disciplinados. Nos treinamentos do exército eles aprendem coisas realmente úteis à agricultura”, esclarece o diretor do programe e ex-militar, Thomas Burrall.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Através do Heroic Food esses veteranos recebem o treinamento para que sejam aptos a cuidar das diversas etapas do processo de produção de alimentos. O projeto está em busca de apoio para expandir as turmas e também conseguir ampliar a estrutura para receber mais veteranos e ter mais deles trabalhando na própria fazenda.

Redação CicloVivo