- Publicidade -

Pontos de ônibus ganham teto verde para atrair polinizadores na Holanda

Projeto visa ajudar a melhorar a qualidade do ar em cidade holandesa.

Embelezar paradas de ônibus enquanto ajuda na conservação da biodiversidade. Assim podemos resumir o projeto que está sendo espalhado pelas ruas da cidade holandesa Utrecht. Estima-se que 316 pontos ganharão telhados verdes. 

- Publicidade -

Implantar coberturas verdes em paradas de ônibus não é uma medida nova. Aqui no CicloVivo já falamos de alguns locais que aderiram à iniciativa. O que surpreende é a quantidade de pontos beneficiados em uma só cidade e, ainda mais, levando em consideração o quanto a ação pode ser eficaz para os polinizadores, tão ameaçados pelo concreto e pouco verde das áreas urbanas.

Além disso, o projeto visa ajudar a melhorar a qualidade do ar, controlando as partículas finas de poeira que são formadas principalmente pelas emissões do tráfego e indústria. O teto verde ainda retém água da chuva e contribui para refrescar ambientes, sendo muito útil sobretudo no verão.  Para finalizar, os pontos são equipados com luzes LED e bancos de bambu.

View this post on Instagram

Green bus stops —- #utrecht #bushalte #openbaarvervoer #busstop #groendak #vergroening #sedum #greenroof #goinggreen #environment #publictransport

A post shared by uitdragerij (@uitdragerij) on

- Publicidade -

Estimulando cidadãos sustentáveis

Os moradores que gostarem da ideia da cobertura verde podem solicitar financiamento da prefeitura para converter seus próprios tetos de casa em telhados verdes. Para ser elegível a receber o subsídio, o telhado deve ser maior que 20m2. 

A cidade ainda tem a meta de introduzir 55 novos ônibus elétricos até o final do ano e tornar todo seu sistema de transporte público livre de emissões poluentes até 2028.

A plataforma de vídeos inspiradores BrightVibes mostra detalhes da parada de ônibus com teto verde.

- Publicidade -

Leia também:

Cuiabá terá 82 pontos de ônibus em contêineres com energia solar e jardim suspenso