O site Caronetas tem por objetivo a popularização das caronas solidárias em São Paulo. Na web desde 2011, a plataforma que conta com um número cada vez maior de participantes pretende retirar 300 mil automóveis das ruas até o fim deste ano.

Diminuir a poluição do ar, amenizar o trânsito caótico e promover a socialização entre as pessoas são as principais metas da plataforma Caronetas, desenvolvida por um grupo de ativistas da capital paulista para incentivar as pessoas a criarem redes de compartilhamento de caronas nos trajetos de ida e volta para o trabalho.

O programa é gratuito e não é preciso ter carro para participar das ações de carona solidária, basta fazer um cadastro com os dados de cada empresa. De acordo com os organizadores do projeto, desta maneira é certificada a origem de cada usuário, garantindo mais segurança para todos os participantes.

Depois do cadastro prévio, as empresas já começam a estabelecer rotinas de caronas internas, mas as ações de mobilidade urbana não são isoladas – se aumentar o número de usuários, a empresa passa a participar de uma rede colaborativa, criando novos trajetos e fornecendo informações do trânsito na cidade, além de produzir mapas interativos para serem compartilhados por todos os usuários. Fora isso, o grupo também pede para que as corporações apresentem um relatório de sustentabilidade.

O site Caronetas conta com alguns parceiros, e, recentemente, o movimento ganhou o apoio do Catraca Livre. Além de evidenciar os benefícios que a carona solidária traz para o meio ambiente, a página também ressalta que a prática promove uma maior interação entre os colegas de trabalho, que dividem gastos de estacionamento e combustível – uma forma de economizar dinheiro ao passo que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.