- Publicidade -
cápsulas café

Como parte da estratégia global para garantir que cada xícara gere impacto positivo para o meio ambiente e para sociedade, a Nespresso anunciou que suas cápsulas serão produzidas com 80% de alumínio reciclado. A mudança ocorrerá de forma gradativa em toda a linha de cafés da companhia.

- Publicidade -

As primeiras cápsulas a serem adaptadas ao novo modelo serão as da variedade Master Origin Colombia, um dos cafés da linha regular e doméstica da Nespresso. A transformação terá início na Europa a partir do mês de maio e começará no Brasil em julho. 

Até o final de 2021, a empresa espera que toda a sua linha doméstica e também Vertuo, comercializada em mercados como Estados Unidos e Europa, estejam em conformidade com o novo formato. Além das cápsulas, as caixas das máquinas Nespresso também estão sendo produzidas com 95% de material reciclado desde o início de março.

“Essa iniciativa mostra como a economia circular está presente em nossa cadeia de produção. Seguimos em uma jornada constante de melhoria de nossos processos para oferecer soluções cada vez mais sustentáveis aos nossos consumidores e essa conquista marca um momento significativo para o nosso negócio no mundo”, diz Claudia Leite, Gerente da área de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso no Brasil.

Alumínio reciclado

O alumínio reciclado requer 95% menos energia para produção do que o alumínio virgem, tornando-se o mais adequado para um modelo de negócios circular, além de colaborar com uma redução significativa na pegada de carbono.

- Publicidade -

“Ao usar alumínio reciclado em suas cápsulas, a Nespresso mostra comprometimento com a Economia Circular. É possível fazer diferente, reutilizando materiais com efetividade e performance.”, explica Beatriz Luz, Fundadora da Exchange 4 Change Brasil e idealizadora do Hub de Economia Circular Brasil.

O insumo é considerado um dos recursos mais valiosos do mundo. Ele pode ser refundido e reutilizado infinitamente, permitindo uma segunda vida aos resíduos gerados. Foi o material escolhido pela Nespresso para composição de suas cápsulas, pois além de proteger o frescor, o sabor e o aroma do café, também é infinitamente reciclável.

“Reconhecemos o importante papel das empresas no fortalecimento do mercado de matéria-prima secundária, contribuindo com a geração e a manutenção de valor dos materiais ao longo da cadeia produtiva. Este também é o papel das indústrias: engajar o consumidor promovendo novas atitudes por meio do seu produto”, reforça Beatriz.

- Publicidade -

Pontos de coleta

No Brasil, a Nespresso investe mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à sustentabilidade. Desde de 2011, atua com um sistema próprio de reciclagem, responsável por separar o pó de café do alumínio.

Atualmente, a companhia possui 157 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e sua taxa global de reciclagem efetiva no país é de 23%. De acordo com a empresa, mais de 80% dos consumidores têm pontos de coleta próximos do local onde vivem.

Para saber onde fica o ponto de coleta mais próximo de você, acesse o site da Nespresso