O LeXsolar é um kit didático que apresenta, de maneira prática, os princípios da energia eólica e solar para crianças e adolescentes. Criado pela empresa alemã de mesmo nome, o material acaba de chegar ao Brasil para ser usado em escolas.

De acordo com a Vivacity Didactic, responsável pelo lançamento do Kit Didático LeXsolar Energia Eólica Média, o conjunto é ideal para trabalhar o tema com estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Através de miniaturas de turbinas e usinas, os alunos conseguem fazer experimentos e analisar os componentes e variáveis desta fonte energética.


Foto: Divulgação

"Os alunos podem estudar de forma prática a atuação de velocidade do vento, mudanças de carga, potência de turbinas e diferentes tipos de geradores e usinas", diz Andre Araujo, diretor da Vivacity Didactic. "São experiências de condução simples pelo professor mas com grande potencial em salas de aula e laboratórios."


Foto: Divulgação

Segundo Araujo, os experimentos são muito atraentes para despertar o interesse dos jovens para energias limpas. E isso é ótimo para a escola – que ganha um atrativo a mais, e de custo competitivo – e para o futuro dos alunos: há hoje mais de 200 usinas eólicas no Brasil. A estimativa para 2030 é que os ventos sejam responsáveis por 11,6% da energia gerada e pela criação de 17 mil empregos diretos no País.

Os kits são comercializados pela empresa através de seu site, onde também é possível solicitar orçamentos. 

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.