- Publicidade -

Evento mostra histórias de pessoas que estão mudando o mundo

Muitas pessoas sonham com um mundo melhor e mais justo e já tem muita gente fazendo isso ser uma realidade.

Muitas pessoas sonham com um mundo melhor e mais justo. Mas, além de sonhar, também tem muita gente fazendo isso ser uma realidade. A segunda edição de “O Poder da Colaboração”, que aconteceu na última quarta-feira (21) em São Paulo, é prova disso.

- Publicidade -

O evento contou com a participação de oito pessoas comuns, mas com feitos extraordinários. Histórias simples, como a da terapeuta Adriana Perazzelli, que inspirada no trabalho do médico norte-americano Patch Adams, descobriu uma de suas vocações: levar alegria a crianças hospitalizadas, mostram que pequenas ações também podem ter grandes feitos.

A ideia por trás deste evento é inspirar as pessoas a colocarem a mão na massa, mostrar que, através da colaboração, é possível fazer a diferença com os mais diversos tipos de iniciativas.

Nos negócios

Ricardo Mastroti, por exemplo, mostrou que o mundo dos negócios não precisa estar ligado exclusivamente ao pensamento tradicional capitalista. Após anos atuando no mercado corporativo e em pesquisa, ele resolveu criar a Bemtevi, uma empresa social, que investe em negócios sociais. Ela é uma espécie de aceleradora, que ajuda a tirar do papel empresas que podem causar impacto social positivo.

- Publicidade -

Assim como Ricardo, existem empresários que não se contentam apenas em lucrar com seus negócios, eles querem ir além. Diego Gonzales, é uma dessas pessoas. Dono do Sofá Café, ele um dia decidiu que precisava deixar um legado. A solução para isso foi criar um programa que profissionaliza jovens em situação de risco para serem baristas e especialistas em café. Através de um curso profissionalizante, oferecido gratuitamente, esses jovens ganham a oportunidade de aprender e ainda entrar no mercado de trabalho.

Foto: Projeto Fazedores de Café
Foto: Projeto Fazedores de Café

Na cidade

Um outro jeito de tornar o mundo um lugar melhor é ajudando a modificar a realidade local. Esta é a proposta de dois outros projetos apresentados no evento. O Hey Sampa, criado pela paulistana Paula Dias, ajuda a mudar a relação das pessoas com a cidade, resgatando a noção de pertencimento e promovendo uma maior aproximação entre a população e o poder público. Já o Acupuntura Urbana, da Renata Minerbo, leva a própria comunidade a colocar a mão-na-massa para melhorar as condições de praças e áreas de lazer em seus bairros. As pessoas são convidadas a planejarem e realizarem tudo aquilo que sonham para o lugar onde moram.

- Publicidade -
Foto: Acupuntura Urbana
Foto: Acupuntura Urbana

No meio ambiente

Muitos negócios têm impacto direto no meio ambiente. A fabricação de pneus, por exemplo, não fica apenas nos impactos gerados durante a fabricação, mas tem uma problemática ainda maior que é a gestão dos resíduos pós-uso. Por isso, seguindo legislações nacionais e um modelo internacional de gestão e logística reversa, os fabricantes de pneus se juntaram e criaram a Reciclanip, uma associação que recolhe os pneus inservíveis e dá a eles a destinação adequada, impedindo que eles permaneçam durante centenas de anos causando prejuízos sociais e ambientais.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nas relações interpessoais

Mediar conflitos é uma tarefa importante para promover a paz. Essa também é a missão da iniciativa Mediação em Ação. A proposta é mediar conflitos antes que eles cheguem à justiça. Ouvir e ajudar as pessoas a chegarem a um acordo é um bom jeito de aliviar o sistema judiciário e evitar que uma série de problemas evoluam e se tornem maiores do que deveriam ser.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No próprio interior

Antes de mudar o mundo, é preciso mudar a nós mesmos. A ideia de Sandro Bosco, através do Meditação e Yoga, é que pequenas pausas podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Com apenas dois minutos, é possível se desligar do mundo e reencontrar o equilíbrio interno, que às vezes fica perdido em meio à agitação do dia-a-dia.

Foto: Sandro Bosco
Foto: Sandro Bosco

O Poder da Colaboração continua

Esses foram os exemplos compartilhados nesta segunda edição do evento. Se você perdeu, ainda é possível assistir a todas essas histórias através do canal O Poder da Colaboração no YouTube (clique aqui).

Mas, como o mundo ainda está cheio de histórias inspiradores e pessoas fazendo a diferença, a terceira edição de O Poder da Colaboração já está marcada e acontecerá em São Paulo no dia 23 de novembro. Clique aqui para ficar por dentro de todas as novidades.