Crianças fazem petição contra brinquedos de plástico em fast food
Com quase 400 mil assinaturas, as meninas já conseguiram chamar atenção do McDonald’s.
Com quase 400 mil assinaturas, as meninas já conseguiram chamar atenção do McDonald’s.
Ella e Caitlin têm apenas 9 e 7 anos, respectivamente. Mas a consciência ambiental já é maior do que a de muitos adultos. É delas um abaixo-assinado que pede a empresas de fast food para pararem de distribuir brinquedos plásticos.
A venda casada de lanches minúsculos com brinquedos “surpresas” atraem crianças de todo o mundo. Por mais simples e até sem graça que sejam (para os adultos, é claro), é um chamariz eficaz. Duas das grandes redes que seguem este modelo são o Burger King e o McDonald’s e é para elas que as duas meninas inglesas endereçam a petição online.
“Estamos aprendendo tudo sobre o meio ambiente na escola e o problema do plástico. Ficamos muito tristes ao ver como o plástico prejudica a vida selvagem e polui o oceano, e queremos mudar isso”, diz um trecho da carta. “Colocamos um cartaz na janela da nossa casa sobre salvar o planeta e tentamos reciclar o máximo que podemos. Mas queremos fazer mais, e é por isso que começamos essa petição”.
O texto termina com um apelo para que os internautas assinem a petição e enfatiza: “Não é suficiente fazer brinquedos de plásticos recicláveis - empresas grandes e ricas não devem fabricar brinquedos de plástico”. E ponto final.
Com quase 400 mil assinaturas, as garotas já conseguiram chamar atenção do McDonald’s, que afirmou “compromisso em reduzir o plástico”.
Também um garoto do Reino Unido, Jacob Douglas, de apenas oito anos, escreveu uma carta aberta ao McDonald’s lembrando que o plástico está afetando o mundo ao nosso redor e matando muitos animais.
Tanto no caso das meninas quanto neste, o McDonald’s respondeu falando sobre os planos de investir em novos brinquedos: livros, bichos de pelúcia e jogos de tabuleiro.