- Publicidade -

A Chr. Hansen é uma empresa global de biociência, que desenvolve soluções naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. Um dos produtos de destaque é a criação de uma batata-doce única, que é a matéria-prima para alternativas ecológicas à coloração de vermelhos sintéticos e ao carmim, que é um corante extraído do inseto cochonilha-do-carmim e muito usado em alimentos, fármacos, cosméticos.

- Publicidade -

“Pela primeira vez, criamos uma variedade totalmente nova de vegetais para criar a cor natural que nossos clientes estão pedindo”, afirma Jakob Dalmose Rasmussen, vice-presidente de Desenvolvimento Comercial da Chr. Hansen Cores naturais.

Batizada de batata doce Hansen, o pigmento do vegetal foi descoberto há uma década. “Nós pegamos esta planta e embarcamos em um processo de criação seletiva usando métodos tradicionais, sem fazer uso de organismos geneticamente modificados. O resultado é um vermelho brilhante à base de plantas que dá aos nossos clientes uma alternativa natural às cores carmim”, acrescenta Dalmose Rasmussen.

Tudo começa com a matéria prima certa

A companhia possui uma equipe de especialistas experientes para desenvolver matérias-primas novas utilizando a reprodução seletiva. Para fazer isso, eles colaboram com colegas, produtores e cientistas em todo o mundo.

“Tudo começa com a matéria-prima certa. Nossos cientistas de plantas passaram anos cultivando e selecionando geração após geração de mudas. Fizemos uma parceria com os produtores para aprender as melhores maneiras de plantar, nutrir e colher a batata-doce. E aperfeiçoamos os métodos de manuseio, transporte e extração. O resultado é a batata doce Hansen com sua combinação única de alto rendimento, cor brilhante e alta carga de pigmento por planta”, explica Luc Ganivet, vice-presidente de Inovação e Aplicação.

- Publicidade -

Uma alternativa ao carmim vermelho vivo

A batata doce Hansen é a base para a linha FruitMax, lançada recentemente pela Hansen. “Como os consumidores se movem em direção a escolhas vegetarianas e veganas, a necessidade de uma alternativa carmim se tornou mais premente. Nossos novos concentrados de suco vermelho são 100% baseados em plantas e fornecem uma nova solução para clientes que buscam responder a essa tendência de consumo”, conclui Dalmose Rasmussen.