- Publicidade -

Cidade na Bahia recebe 90 lampiões solares do Litro de Luz

Foram beneficiadas famílias que vivem próximas ao Parque Eólico Morro do Chapéu Sul.

Ação leva iluminação solar para comunidades da região Amazônica
Foto: Litro de Luz/Bruna Arcangelo

O Litro de Luz, organização que já impactou diretamente mais de sete mil pessoas no Brasil, iluminou, por meio de energia solar, o município de Morro do Chapéu, localizado a cerca de 400km de Salvador, na Bahia. Foram beneficiadas 90 famílias que vivem próximas ao Parque Eólico Morro do Chapéu Sul e agora possuem acesso à iluminação por meio de fontes de energia limpa e renovável.

- Publicidade -

As soluções foram construídas e instaladas em conjunto, pelos voluntários do Litro de Luz e pelos moradores que, empoderados, aprenderem processos da montagem à manutenção. Os lampiões, que são móveis, podem ser usados tanto dentro de casa quanto na locomoção das famílias. “O melhor dos lampiões é que eles substituem os candeeiros, que são muito prejudiciais à saúde por causa da fumaça”, explica Wesley Dourado, morador de uma das comunidades.

“Esse é um grande marco para a nossa organização, pois, além de levarmos uma mudança significativa na vida dessas pessoas, estamos firmando parceria com uma empresa que possui valores alinhados aos nossos e busca também inovação e sustentabilidade em todas as suas ações”, diz a presidente do Litro de Luz, Laís Higashi.

“Estamos orgulhosos de concretizar essa parceria que levou energia renovável para o dia a dia da comunidade. Acreditamos que, antes de iniciar qualquer ação em uma comunidade, precisamos entender as necessidades e anseios da região para desenhar as melhores iniciativas que agreguem valor para a os moradores e para a companhia. O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis”, diz a diretora de sustentabilidade da Enel no Brasil, Márcia Massotti.

Sobre o Litro de Luz

No Brasil desde 2014, o Litro de Luz desenvolve soluções ecológicas e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do país, tendo impactado diretamente mais de sete mil pessoas. Foi por meio de uma solução acessível, criada pelo brasileiro Alfredo Moser, em 2002 – que usou garrafas pet abastecidas com água e alvejante para solucionar o problema da falta de luz dentro de casa –, que o movimento global Liter of Light foi criado nas Filipinas, em 2011. Atualmente, a organização está presente em mais de 21 países e já impactou a vida de milhões de pessoas, além de ter recebido importantes premiações como o World Habitat Awards 2015, da ONU, e o Zayed Energy Prize, considerado o prêmio NOBEL de Energia Sustentável.

- Publicidade -