As paredes como telas deram vazão às “Receitas ao ar livre”. | Foto: Favela Orgânica

A chef de cozinha Regina Tchelly é figura ilustre nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro. Após ter seu projeto Favela Orgânica destacado em diversos meios de comunicação, os moradores passaram a pedir dicas de receitas sempre que avistavam Regina. Sem dinheiro para publicar um livro, ela decidiu espalhar suas receitas nos próprios muros.

As paredes como telas deram vazão às “Receitas ao ar livre”. Olhando o muro, os moradores aprendem como aproveitar os alimentos em sua totalidade, ou seja, usando sementes, cascas, talos e tudo mais que pode ser aproveitado, mas muitas vezes é descartado. Além disso, também há ideias para reaproveitar as sobras da geladeira, sucos detox e até chazinho antiinflamatório. 

Foi com muito afeto e positividade que Regina buscou se colocar no lugar das pessoas que iriam se deparar com os escritos. Pensando em como poderia gerar impacto positivo e atraí-las para testar as receitas em casa. Desta forma, ao invés de compartilhar uma receita de chá para depressão, por exemplo, ela optou por destacar no título o “chá da alegria”, explicou a chef em entrevista ao Globo. A iniciativa será replicada em vários outros estados do país.

Favela Orgânica

Regina, que adquiriu experiência trabalhando como empregada doméstica, lançou o projeto social Favela Orgânica em 2011 nas comunidades vizinhas da Babilônia e Chapéu Mangueira. Por lá, enquanto dá oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, ela mira em um grande objetivo: modificar a relação das pessoas com a comida. Seu trabalho, realizado junto a parceiros, busca conscientizar sobre cada etapa do ciclo do alimento: começando no planejamento das compras, passando pelo preparo e chegando até o descarte adequado.

À esquerda, Regina Tchelly | Foto: Favela Orgânica
Foto: Favela Orgânica

Por meio do Favela Orgânica, muitas pessoas também entraram em contato com a permacultura, horta orgânica, reciclagem, consumo consciente, nutrição, entre outros vários assuntos. Aliás, para dar continuidade ao projeto, o grupo lançou uma campanha no site de financiamento coletivo Benfeitoria. É possível contribuir a partir de R$10.

Compartilhamos abaixo uma receita ensinada por Regina:

Cocada de casca de melão

Foto: Favela Orgânica

Casca de um melão ralado no ralo fino

1 coco fresco ralado no ralo fino

2 xícaras de açúcar mascavo ou o que tiver disponível em casa 

Cravo, canela a gosto

1 pitadinha de sal

Leve tudo ao fogo e cozinhe por 20 a 30 minutos – até desgrudar da panela. Após retirar do fogo, coloque o conteúdo na superfície da pia ou mármore e deixe até ficar morno. Depois é só cortar os pedaços e compartilhar. 

Fotos: Favela Orgânica | Facebook