- Publicidade -
As paredes como telas deram vazão às “Receitas ao ar livre”. | Foto: Favela Orgânica

A chef de cozinha Regina Tchelly é figura ilustre nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro. Após ter seu projeto Favela Orgânica destacado em diversos meios de comunicação, os moradores passaram a pedir dicas de receitas sempre que avistavam Regina. Sem dinheiro para publicar um livro, ela decidiu espalhar suas receitas nos próprios muros.

- Publicidade -

As paredes como telas deram vazão às “Receitas ao ar livre”. Olhando o muro, os moradores aprendem como aproveitar os alimentos em sua totalidade, ou seja, usando sementes, cascas, talos e tudo mais que pode ser aproveitado, mas muitas vezes é descartado. Além disso, também há ideias para reaproveitar as sobras da geladeira, sucos detox e até chazinho antiinflamatório. 

Foi com muito afeto e positividade que Regina buscou se colocar no lugar das pessoas que iriam se deparar com os escritos. Pensando em como poderia gerar impacto positivo e atraí-las para testar as receitas em casa. Desta forma, ao invés de compartilhar uma receita de chá para depressão, por exemplo, ela optou por destacar no título o “chá da alegria”, explicou a chef em entrevista ao Globo. A iniciativa será replicada em vários outros estados do país.

Favela Orgânica

Regina, que adquiriu experiência trabalhando como empregada doméstica, lançou o projeto social Favela Orgânica em 2011 nas comunidades vizinhas da Babilônia e Chapéu Mangueira. Por lá, enquanto dá oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, ela mira em um grande objetivo: modificar a relação das pessoas com a comida. Seu trabalho, realizado junto a parceiros, busca conscientizar sobre cada etapa do ciclo do alimento: começando no planejamento das compras, passando pelo preparo e chegando até o descarte adequado.

À esquerda, Regina Tchelly | Foto: Favela Orgânica
Foto: Favela Orgânica

Por meio do Favela Orgânica, muitas pessoas também entraram em contato com a permacultura, horta orgânica, reciclagem, consumo consciente, nutrição, entre outros vários assuntos. Aliás, para dar continuidade ao projeto, o grupo lançou uma campanha no site de financiamento coletivo Benfeitoria. É possível contribuir a partir de R$10.

- Publicidade -

Compartilhamos abaixo uma receita ensinada por Regina:

Cocada de casca de melão

Foto: Favela Orgânica

Casca de um melão ralado no ralo fino

1 coco fresco ralado no ralo fino

- Publicidade -

2 xícaras de açúcar mascavo ou o que tiver disponível em casa 

Cravo, canela a gosto

1 pitadinha de sal

Leve tudo ao fogo e cozinhe por 20 a 30 minutos – até desgrudar da panela. Após retirar do fogo, coloque o conteúdo na superfície da pia ou mármore e deixe até ficar morno. Depois é só cortar os pedaços e compartilhar. 

Fotos: Favela Orgânica | Facebook