copos reutilizáveis meu copo eco
Foto: Alberto Barbosa

No domingo, dia 22 de novembro, aconteceu a Etapa Alphaville do Blue Series Duathlon, etapa única e decisiva dos Campeonatos Paulistas de Duathlon Sprint, Standard e Infantil. Essa edição da Blue Series marcou o retorno das corridas de rua em território nacional e contou com diversas inovações para garantir a segurança dos atletas e a sustentabilidade do evento.

Entre as novidades está o uso de copos retornáveis nos postos de hidratação, uma parceria com a Meu Copo Eco® que trouxe uma solução para a grande quantidade de resíduo gerado durante as competições. No lugar de copos descartáveis, copos retornáveis.  

Resíduos

O Brasil ainda hoje consome, em média, 720 milhões de copos descartáveis por dia, segundo a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública. Esse número é assustador, e representa um modelo de consumo ultrapassado que por muito tempo foi realidade das corridas de rua.

Na etapa do dia 22 de novembro, participaram 400 atletas divididos entre as categorias Sprint, Standard e Infantil. Os copos reutilizáveis abastecidos de água mineral foram dispostos em mesas respeitando o espaçamento previstos nos novos protocolos sanitários para corridas de rua.

Com isso foram evitados 3 mil copos descartáveis e os atletas e staff da prova puderam se hidratar sem gerar uma grande quantidade de resíduos de plástico de uso único.


Após o atleta utilizar o copo, ele o dispensava em infláveis chamados Goleira Eco® dispostos após o ponto de hidratação. Ao final esses copos foram e higienizados em máquinas industriais a 90 graus célsius, eliminando qualquer microrganismo presente.

Corrida Eco

Foto: Alberto Barbosa

Segundo a empresa, o evento foi um enorme sucesso, que mostrou que é possível a retomada dos circuitos de corrida de rua com segurança e principalmente com sustentabilidade – prática que pode ser adotada em competições a partir de agora e após a pandemia.

A ideia da Corrida Eco® foi desenviolada pela Meu Copo Eco®. A empresa possui 10 anos de experiência em eventos sustentáveis, trazendo para o Brasil em 2011 a solução para eliminar copos descartáveis em larga escala e se tornando a primeira empresa brasileira formalmente parceira da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente.