Você sempre ouviu falar que os lacres de latinhas de alumínio podem ser trocados por cadeiras de rodas, mas duvidava que isso fosse realidade? Essa troca não é mentira. Os materiais recicláveis podem mesmo ser trocados por cadeiras de rodas e outros itens reciclados.

A campanha “Eu ajudo na Lata”, criada pela Unimed do Brasil – é prova disso. Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa compõe os programas da área de Sustentabilidade da cooperativa e já conseguiu ajudar a muitas instituições e pessoas necessitadas, apenas com a coleta dos lacres.

As cadeiras de rodas e outros itens que proporcionam acessibilidade a pessoas com deficiência são adquiridas por meio do valor arrecadado com a venda de lacres de latinhas de alumínio, coletadas pelos colaboradores, cooperados, fornecedores, parceiros e comunidades das cooperativas que compõem o Sistema Unimed. Este ano, as Unimeds que participaram da iniciativa arrecadaram mais de 25 milhões destes lacres, o que possibilitou, até o momento, a compra de 67 cadeiras de rodas e outros itens, doados a instituições e pessoas com necessidades especiais.

Nas três edições da campanha, a arrecadação cresceu 68% em comparação ao ano anterior e 320% em relação ao primeiro ano. “Além de beneficiar a população que está recebendo esse material, esta ação reforça o engajamento e o empenho das cooperativas do Sistema Unimed em ações solidárias”, afirma Edevard José de Araújo, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil.

As doações foram feitas a projetos de diversos estados brasileiros, atendendo desde crianças com deficiências até lares de idosos.