- Publicidade -
esgoto água potável
Foto: engin akyurt | Unsplash

O reuso das águas que passam por tratamento de esgoto é bastante comum para fins não potáveis, como irrigação, vaso sanitário e processos industriais. A prática ajuda a economizar água potável, que pode ser reservada para o consumo humano. Mas, na Califórnia (EUA) a escassez de água é tão crítica que o estado aprovou novas regras para permitir a conversão de resíduos de esgoto em água potável e segura para os seres humanos.

- Publicidade -

Na prática, a medida permite que o resultado do tratamento de águas residuais seja encaminhado pelas companhias diretamente às tubulações de residências, empresas, escolas, entre outros sistemas maiores. Apesar de incomum, segundo a organização ambiental Planet Ark, o Colorado já estabeleceu regulamentos para tornar as águas residuais potável, enquanto o Arizona e a Flórida estão indo pelo mesmo caminho.

Consumir uma água que já passou pelo banheiro pode causar aversão, porém as novas regras possuem uma série de requisitos destinados a garantir que os germes e produtos químicos sejam eliminados do esgoto tratado. O protocolo levou mais de uma década para ser elaborado até a resolução ser aprovada com unanimidade pelo Conselho de Controle de Recursos Hídricos da Califórnia em dezembro de 2023.

lei água filtrada
Foto: Rawpixel.com | PxHere

O processo de tratamento envolve exposição ao ozônio, tratamento bacteriano, filtração de carbono, osmose reversa, exposição à luz ultravioleta, restauração mineral e o tratamento regular de toda a água potável na fase final, ainda segundo o Planet Ark.

Ao jornal The Guardian, Darrin Polhemus, vice-diretor da divisão de água potável do Conselho de Controle de Recursos Hídricos da Califórnia, explicou que as novas regras exigem que sejam tratadas todos os patógenos e vírus. Isso difere das resoluções atuais que impõe apenas o tratamento de patógenos conhecidos. O tratamento é tão rigoroso que remove todos os minerais que fazem com que a água potável tenha um sabor agradável. Isso significa que eles terão que ser adicionados novamente no final do processo.

- Publicidade -

Segundo ele, o resultado será a mesma qualidade de água potável e provavelmente “melhor em muitos casos”. Apesar da aprovação, a medida não entrará em vigor imediatamente. Os regulamentos ainda devem passar por uma revisão pelo Escritório de Direito Administrativo do estado antes de serem implementados, de forma que não há previsão de quando, de fato, a água chegará às torneiras dos californianos.

Mesmo com as incertezas, a Metropolitan Water District, uma grande agência responsável por importar água para o sul da Califórnia, divulgou o objetivo de, até 2032, produzir cerca de 115 milhões de galões de água reciclada diariamente. Tal quantidade seria suficiente para abastecer 385 mil famílias no sul da Califórnia, mas a maior parte será usada para reabastecer aquíferos subterrâneos: a água tratada se mistura com as águas subterrâneas durante meses antes de ser bombeada para consumo humano.

esgoto água potável
Foto: Imani | Unsplash

Polhemus também afirmou ao jornal britânico que é caro e demorado construir as instalações de tratamento, de forma que só será uma opção para cidades maiores e bem financiadas ao menos inicialmente.

- Publicidade -