Vídeos de coalas e cangurus sendo resgatados por australianos circulam neste momento na internet. As imagens chocantes mostram animais em apuros e dão uma pequena mostra deste que já é um dos maiores e piores incêndios florestais da história do país. Estima-se que quase meio bilhão de animais já foram mortos e inúmeras espécies devem ser extintas.

Em meio ao caos, a solidariedade vem em socorro aos indefesos animais. O vídeo que mais viralizou foi o de dois primos, identificados como Micah (19 anos) e Caleb (18 anos), que transformaram o próprio carro em uma verdadeira ambulância para coalas. Eles resgataram seis animais na ilha Kangaroo, terceira maior ilha da Austrália e famosa por proteger animais selvagens.

Outros exemplos de resgates a animais podem ser vistos nas redes sociais. Mesmo pessoas não capacitadas têm feito o que podem para ajudar.

Ilha Kangaroo

Mesmo com toda ajuda, a situação é desesperadora. Os incêndios são visíveis do espaço e a Nasa estima que cerca de 155 mil hectares da Ilha Kangaroo foram consumidos pelo fogo. Isso equivale a um terço da ilha. A parte mais afetada inclui o Parque Nacional de Flinders Chase onde vive uma espécie peculiar: o ornitorrinco. Trata-se de um mamífero semiaquático natural, que depende de rios e lagos. A principal ameaça que enfrenta é justamente a destruição de seu habitat natural.