Por André Casé

Apresentado e criado pela jornalista Paulina Chamorro, o podcast Vozes do Planeta é um dos primeiros do Brasil a falar de sustentabilidade. Nascido dentro da Radio Vozes, sua primeira edição foi ao ar pela web em 2016, com uma entrevista com o fotógrafo Luciano Candisani.

De lá para cá, foram 129 episódios dos mais variados temas e abordagens, sempre dentro do contexto socioambiental. Natalie Unterstell, da Liga das Mulheres pelos Oceanos, foi uma das últimas entrevistadas em dezembro de 2019, encerrando a 3ª temporada do podcast.

4ª temporada no ar

No dia 20 de março de 2020, o Vozes do Planeta voltou ao ar em sua 4ª temporada com um especial sobre o coronavírus. Paulina reuniu dúvidas de pessoas de todo o Brasil e recebeu o professor Paulo Saldiva, médico e diretor do IEA-USP para esclarecer questões trazidas pelos ouvintes e trazer informações relevantes para este período desafiador.

Em mais um episódio gravado a distância por conta da quarentena, Paulina entrevistou a Doutora em Ecologia e Evolução e Professora da Universidade Federal do Mato Grosso, Ana Lucia Tourinho. As duas debateram a delicada relação do coronavírus com a ecologia.

Neste momento difícil, o Vozes do Planeta volta com sua 4ª temporada, para continuar informando e contribuindo para a consciência sobre a sustentabilidade e sua importância nas nossas escolhas, individuais e coletivas.

Novidades

A nova temporada trouxe também um novo quadro, o Mundo Real, com o jornalista Claudio Angelo. Claudio é autor do livro A Espiral da Morte e já participava de todas as edições do programa com o Minuto do Clima. Nesta temporada ele traz um novo projeto e dá maior amplitude às questões climáticas atuais.

No episódio 129, por exemplo, o jornalista falou sobre a dengue. Uma doença grave que continua se espalhando, mas que foi esquecida em meio à pandemia do novo coronavírus. Na estreia do Mundo Real, Claudio Angelo explicou a relação ambiental com a origem de pandemias mundiais, especificamente o coronavírus, e mediu alguns possíveis impactos à economia e ecologia mundiais.

Outra novidade é a identidade visual do podcast, criada por João Malavolta, jornalista e fundador da Ecosurf.

Próximos episódios

Em parceria com a Compasso Coolab, responsável pela edição do podcast, o episódio 130 vai ao ar em breve, pelas principais plataformas de podcast, como o Spotify, a Aplle Podcast e o Google Podcast. O tema escolhido é zoonose.

Paulina e sua equipe vão seguir abordando temas atuais do contexto socioambiental do planeta e dando espaço para vozes da ciência, da conservação, de lideranças regionais e pesquisadores. Com o objetivo de informar e conscientizar, Paulina Chamorro dá início a mais esta temporada do Vozes do Planeta, com jornalismo de qualidade divulgando informações e iniciativas que precisam ser conhecidas.

Vozes do Planeta

Nestes 4 anos de história, Paulina recebeu líderes indígenas, como o Beto Marubo, Sonia Guajajara e Kamikia Kisedje. O podcast também contou com entrevistas com fotógrafos, jornalistas, conservacionistas e ativistas, que estão na linha de frente da defesa, como Neidinha e Elaíze Farias.

Personalidades como Débora Falabella, Marcos Palmeira, Alex Atala e Fernando Meirelles também estiveram presentes. Foram temas de programas especiais os maiores eventos climáticos e socioambientais, como a COP 21, que aconteceu em dezembro em Madri, e o Fórum Mundial da Água, em Brasília em 2018, além de projetos socioambientais do Brasil e do mundo, marcaram presença entre as dezenas de edições do podcast.

O Vozes do Planeta também tem espaço para vozes criativas, e ativas, que criam conteúdo, como o Chico Guariba, fundador da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, Juliana Tinoco, roteirista do documentário Sob a Pata do Boi e Luís Bolognesi, diretor do filme Ex-Pajé. Além do trabalho do fotógrafo do The New York Times, Victor Moriyama, durante as queimadas na Amazônia e a fotógrafa Sitah, com seu projeto Mulheres do Xingu.

Paulina Chamorro recebeu vozes ativas em momentos desafiadores, como Carlos Rittl, do Observatório do Clima, no final de 2019, e líderes de ONGs que atuaram na luta contra o óleo derramado na costa nordestina, também em 2019: Salve Maracaípe, Instituto Biota de Conservação e Recife Sem Lixo.

Paulina Chamorro

Jornalista premiada, tem mais de 20 anos de experiência em temas socioambientais. Foi repórter, editora e apresentadora na Rádio Eldorado e coordenou projetos das emissoras do Grupo Estado. Foi roteirista e produtora da viagem-reportagem Mar sem Fim, percorrendo de veleiro todo o litoral brasileiro.

Paulina recebeu a Medalha João Pedro Cardoso em 2016, única distinção ambiental do país, outorgado pelo Governo do Estado de São Paulo a personalidades que se destacaram na contribuição, para a educação, preservação e recuperação ambiental.

Atualmente produz o podcast Vozes do Planeta, é colaboradora da National Geographic Brasil desde 2017 e co-fundadora da Liga das Mulheres pelo Oceanos.