NINHO Recicla
Foto: Divulgação

A Nestlé e a TerraCycle lançaram um projeto piloto de alcance nacional que concilia a reciclagem de embalagens de leite em pó e o repasse de recursos para entidade sociais.

A iniciativa prevê a parceria com cooperativas de todo o país, por meio da iniciativa Reciclar pelo Brasil – maior programa de reciclagem inclusiva do país, com 160 cooperativas de catadores de 17 estados – e o engajamento de consumidores para a reciclagem das embalagens flexíveis do produto.

Como funciona?

As embalagens vazias, de qualquer tamanho e marca, são armazenadas pelos consumidores, que podem juntar os sachês em uma caixa e postar em uma agência dos Correios sem qualquer custo.

Para isso, o consumidor precisa fazer um cadastro no site da iniciativa e imprimir a etiqueta própria para a postagem, que já vem com a postagem paga e o endereço dos armazéns da TerraCycle.

Imagem: Divulgação

A cada 1 kg de embalagens enviadas, o consumidor acumula 400 pontos que equivalem a R$ 4 e são trocados por doações para instituições sociais ou escolas públicas escolhidas pelo próprio consumidor.

“Além de repensar a reciclagem das embalagens, a iniciativa permite que os consumidores acumulem pontos que se transformam em doações para instituições sem fins lucrativos indicados por eles próprios”, conta Taissara Martins, gerente de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé Brasil.

Reciclagem

Essas embalagens vazias seguem então para a Terracycle, que, por sua vez, destina para as cooperativas parceiras. Por meio da iniciativa da Nestlé, as cooperativas passam a enxergar valor nas embalagens de sachê, que são remuneradas a valores mais atrativos para os catadores de recicláveis.

Imagem: Divulgação

“Além de atuar junto às cooperativas para evitar que esse tipo de embalagem vá para os aterros, também foi desenvolvido o processo de transformação para que a resina que resulta desse procedimento possa se transformar em novos itens”, diz Taissara.

Os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como a separação, a lavagem e a extrusão. As embalagens são transformadas em uma nova matéria-prima, reinserida na cadeia produtiva para a fabricação de vasos de planta, cones de trânsito, bancos, lixeiras e outros produtos.

Clique aqui para saber mais sobre o Programa de Logística Reversa NINHO Recicla.

NINHO Recicla
Imagem: Divulgação