Em tempos de distanciamento social, o Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano, oferece uma alternativa para quem está com saudade do contato com a natureza: passeios virtuais. Pelo canal do Instituto no Youtube é possível caminhar por trilhas no Parque das Neblinas, observando a biodiversidade, como palmeiras-juçara, andar por passarelas suspensas e conhecer uma cachoeira.

O internauta pode ainda contemplar o mirante, dar uma volta pelo centro de visitantes, e até experimentar a  canoagem no rio Itatinga.

Tudo isso por meio de vídeos com tecnologia de Realidade Virtual 360º, que proporcionam sensação de profundidade e diferentes ângulos: é como se você estivesse presente no Parque das Neblinas e olhasse ao redor.

No canal também há vídeos que mostram os animais que habitam (ou transitam) pela reserva, como onça-parda, anta e veado. São flagras registrados pelas câmeras trap – armadilhas fotográficas – instaladas na área. E para curtir uma boa sinfonia, há playlists com sons de aves e de outros animais do Parque e da RPPN Botujuru, outra reserva também gerenciada pelo Ecofuturo.

Com 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, o Parque das Neblinas está localizado em Mogi das Cruzes e Bertioga. Na reserva são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisa científica, manejo e restauração florestal, e participação comunitária.

Mais de 50 mil pessoas já visitaram o local, que está temporariamente fechado, devido à pandemia do coronavírus. Para mais informações, entre em contato através do email: [email protected].

Para assistir os vídeos do Instituto Ecofuturo, acesse aqui.