Ícone do site

Megafone: prêmio para ativistas brasileiros abre inscrições

14 ativistas serão premiados em diferentes categorias, pela criatividade e coragem em defender suas causas

Published 06/02/2023
Julio Lancelotti Prêmio Megafone

Em 2022, o Padre Júlio Lancelotti foi o grande premiado. Foto: Reprodução | Megafone

A segunda edição do Prêmio Megafone, única premiação nacional para ativistas, está com inscrições abertas até 17 de fevereiro. Ao todo, são 14 categorias abertas a artistas e ativistas de todo o país que produziram no Brasil, ao longo de 2022, trabalhos e ações de ativismo que contribuíram para a divulgação e o fortalecimento de alguma causa.

A lista completa com a descrição de cada categoria, bem como o link para a ficha de inscrição e outras informações estão no site.

As categorias do prêmio abrangem desde formas clássicas de ativismo como ação direta e marchas, até linguagens artísticas como música e arte de rua, formatos jornalísticos como documentário e reportagem de mídia independente, além de manifestações contemporâneas do ativismo digital, como perfis de rede social, memes, entre outras que valorizam a criatividade combativa.

Obra de Marcia Pinheiro, vencedora do Prêmio Megafone na categoria Arte de Rua em 2022. Foto: Reprodução | Megafone

O Prêmio Megafone incentiva a inscrição de todo tipo de obra e ação independente de seu porte ou alcance. “Qualquer pessoa no Brasil, e principalmente o jovem, tem a possibilidade de se engajar naquilo que acredita e gerar um impacto positivo na sua realidade e na das pessoas a sua volta. Mas nem sempre essas pequenas ações são conhecidas ou reconhecidas – e é esse reconhecimento que o prêmio Megafone oferece”, destaca Larissa Pinto, diretora do Engajamundo.

“Num contexto de retrocesso socioambiental, de genocídios e absurdos diários, a arte desempenha um papel de construção de imaginação política”, acrescenta Jonaya de Castro, coordenadora do prêmio.

Série Antiracismo, do @rioonwatch, vencedora na categoria Reportagem, em 2022. Foto: Reprodução | Megafone

“É no artivismo que se encontra uma parte da vanguarda artística do Brasil”, explica Mundano, um dos idealizadores do Prêmio. “Há um século era realizada a Semana de Arte Moderna, que transformou a forma como a arte era feita naquela época, mas a revolução criativa de agora é o artivismo, quando a atual geração de artistas está indo para as ruas e usando sua criatividade de forma engajada e cívica”, completa.

Um júri especializado, composto por ativistas convidados pelas organizações realizadoras do prêmio, avaliará a criatividade e a qualidade artística de pequenas a grandes produções. Entre as organizações que realizam o prêmio estão Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Greenpeace, Engajamundo, Sumaúma, Hivos e Vozes Pela Ação Climática (VAC).

“A primeira edição do Prêmio Megafone trouxe um retrato de 2021, um ano marcado pela pandemia da Covid, e a premiação deste ano certamente mostrará o que vivemos em 2022: um ano de luta contra fake news e em defesa da democracia, da justiça climática e dos direitos humanos”, destaca Jonaya.

Acamapamento pela Vida, protesto contra o PL 490 e o Marco Legal foi o premiado na categoria Manifestação de Rua, em 2022. Foto: Reprodução | Megafone

Do total de inscritos, 70 serão selecionados e os 14 vencedores serão revelados em março. Cada vencedor receberá um megafone customizado e um troféu feito pelo artivista Mundano.

Confira todas as categorias do Prêmio Megafone:

Imagem: Reprodução | Megafone

As categorias MEGAFONE DO ANO (dedicado a algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro que tenha se destacado em 2022) e PRÊMIO DO JÚRI (dedicado ao conjunto da trajetória de luta de algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro) não permitem inscrições, pois os indicados serão selecionados diretamente pelo júri.

Sair da versão mobile