Semana do Caminhar
Foto: Paulo Pinto | Fotos Públicas
- Publicidade -

O modo de se relacionar com a cidade mudou durante a pandemia da covid-19. Sair por aí e caminhar com ou sem destino, além de contribuir para a saúde física e mental, pelo exercício, é também impactado pelo encontro e relação com a natureza. Apoiando-se nisso a Semana do Caminhar 2021, realizada pelo SampaPé! e com organizações parceiras de todo o Brasil, propõe que cidadãs e cidadãos de todas as cidades brasileiras compartilhem os espaços verdes que descobriram em seus caminhos e caminhadas no último ano.

Segundo a pesquisa “Acesso aos espaços públicos durante a pandemia” (SampaPé! e Metrópole 1:1, 2020) o maior desejo das pessoas em São Paulo no pós pandemia é de aumento da arborização (75%) e de criação e manutenção de praças (68,8%). Além disso, o aumento da arborização ajuda na absorção dos poluentes das cidades melhorando a qualidade do ar nos centros urbanos. Segundo Louise Uchôa, do SampaPé! “o concurso é o momento ideal para que as pessoas passem a observar, interagir, valorizar e cuidar dos ambientes verdes urbanos e pedir por mais presença de natureza nas suas cidades”. 

- Publicidade -

Para participar basta postar no Facebook ou no Instagram, entre os dias 05 e 31 de julho, fotografias  da  natureza e verde que se encontram ao caminhar na cidade. Com as provocações de “Quais árvores e plantas te deslumbram no caminho? Quais espaços verdes você descobriu nos seus caminhos e caminhadas?”, as fotos devem ser publicadas nos perfis pessoais de seus autores em modo público, com as hashtags #verdenocaminho ou #VerdeNoCaminho e #semanadocaminhar2021.

As fotos que cumprirem com todos os itens do regulamento do concurso serão postadas no feed do Instagram do concurso no dia 2 de agosto e  poderão receber “likes” até o dia 8 de agosto, quando ocorrerá a divulgação das 3 fotos vencedoras. Os locais das 3 fotos mais curtidas, que mostram diferentes tipos da natureza no dia-a-dia, irão receber uma ação de informação sobre a vegetação do local (placas com nomes das espécies e sua breve história, caso seja conhecida) entre os meses de setembro e outubro de 2021.

Semana do Caminhar

Articulada pela ONG SampaPé!, a Semana do Caminhar é um evento nacional que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar, a forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a forma mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valorizada.

Em 2021, a Semana acontece de 2 a 8 de agosto, com várias atividades online que convidam mais pessoas a se identificarem como caminhantes e se proporem a valorizar cidades mais caminháveis. “Passos e espaços verdes” é o tema da quinta edição, para destacar a importância da relação com verde e natureza no cotidiano, com o fácil acesso nas ruas e chamar atenção para  a necessidade de criar cidades mais verdes, que contribuam com a experiência de caminhar e com a saúde física e mental. O calendário de eventos e outras informações podem ser encontradas no site.

Desde 2017, o evento acontece durante uma semana, incluindo o dia 8 de agosto. A data é considerada o Dia Mundial do Pedestre, pois nesse dia, em 1969, foi registrada a icônica foto dos Beatles cruzando a Abbey Road, em Londres.

- Publicidade -