Virada Sustentável SP
Foto: Divulgação
- Publicidade -

A 10ª edição da Virada Sustentável SP está acontecendo em modelo físico e virtual e vai até o dia 18 de outubro, próximo domingo. A programação é totalmente gratuita e traz ocupações artísticas que provocam uma reflexão sobre a sustentabilidade nos dias de hoje, enquanto nas plataformas digitais acontecem experiências e conexões humanas.

Em uma das mais curiosas performances de 2020 é a ‌‌Homem‌ ‌Refluxo que acontece até dia 12/10 no‌ ‌Instagram @homemrefluxo. A ‌ação‌ ‌idealizada pelo artista Peri Pane convida‌ para uma reflexão sobre ‌os‌ ‌resíduos‌ ‌que‌ ‌produzimos‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌período‌ ‌de‌ ‌7‌ ‌dias‌.

‌Peri, a apresentadora Astrid Fontenelle e seu filho Gabriel, a consultora Giovanna Nader e o músico Edgar vão guardar seus resíduos de 7 dias em uma capa Parangolixoluxo, uma criação da artista Marina Reis confeccionada por Maria Célia de Paula.

- Publicidade -

Veja a programação da última semana da Virada Sustentável SP!

Mostra de Performance | Homem Refluxo

Data: 12/10
Local: Online no Instagram @homemrefluxo

Peri Pane participa da Virada Sustentável 2020 com a performance Homem Refluxo em uma versão totalmente online, de 5 a 11 de outubro. Durante sete dias, ele vai juntar todos os seus resíduos descartáveis no parangolixoluxo – uma capa de plástico transparente com 43 bolsos desenhada pela artista Marina Reis.

Homem Refluxo acumula resíduos por 7 dias em sua capa Parangolixoluxo.
Foto: Alexandre Rezende

Por conta do distanciamento social imposto pela pandemia, a performance que ocorre normalmente nas ruas vai migrar para as redes sociais. Para aumentar o alcance da ação, algumas pessoas influentes nas redes serão convidadas para fazer a performance simultaneamente com Peri, cada um em sua casa, postando todos os dias fotos com a progressão dos seus resíduos pessoais em réplicas da capa parangolixoluxo.

Ao final da semana será́ feita uma live com todos os participantes da ação para discutir a geração de resíduos e o consumo.

Mostra de Performance | Quarentrash

Data: 12/10 a 18/10
Local: Online no Instagram @homemrefluxo

Como desdobramento da performance Homem Refluxo, Peri Pane vai apresentar a ação Quarentrash, a partir da interação com seus próprios resíduos sólidos armazenados em casa desde o início do distanciamento social.

Será́ realizada uma série fotográfica em que dispõe da enorme quantidade de materiais descartáveis coletada para recriar cenas cotidianas domésticas povoadas pelos resíduos acumulados na quarentena; as imagens serão publicadas de 12 a 18 de outubro com textos que abordam o consumo e as diversas formas de dar destino a esses materiais em meio a pandemia.

O que vai para o chão

Data: Até 11/10
Local: Praça Patriarca, no Centro

Data: 12/10 a 18/10
Local: Bairro São Miguel, na Zona Leste.

Intervenção “O que vai para o chão” na Praça do Patriarca.
Foto: Gabriela Otero

A intervenção urbana “O que vai para o chão” tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a sociedade sobre as quantidades e tipos de materiais que são descartados nas ruas de duas regiões da cidade de São Paulo: Centro e Leste. Entre folhas e poeira, há papéis, latas, embalagens plásticas e outros materiais que deveriam ter um destino adequado e, sempre que possível, o aproveitamento pela reciclagem.

Além de poluir as vias públicas e contaminar o meio ambiente, esses resíduos misturados podem causar um impacto ainda maior quando jogados no chão: encontrar o caminho até os corpos d’água mais próximos e, finalmente, parar no mar. Essa ação local contribui, sem dúvidas, para a problemática global, que tem sido objeto de crescente atenção.

Para a intervenção foram produzidos dois contentores de modelos diferentes, mas com um elemento em comum: uma janela frontal que permite visualizar os resultados da varrição e os tipos de resíduos ali depositados. Um modelo receberá os resíduos misturados; o outro, somente os recicláveis secos.

A “provocação” consiste em fazer o pedestre perceber a diferença em volume (lado a lado) e os diferentes destinos: o contentor para resíduos misturados tem como destino a disposição em solo, um aterro sanitário; o outro, a reciclagem e consequente preservação dos recursos naturais.

Nesse período será realizado o monitoramento do preenchimento dos contentores e uma análise gravimétrica dos materiais ali depositados, com a produção de relatório técnico e visual ao final da intervenção.

Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos e Pilhas

LINHA VERDE
Estação Vila Prudente
Estação Clínicas
LINHA VERMELHA
Estação Barra Funda
LINHA AZUL
Estação da Sé
Estação Tucuruvi
Estação Jabaquara

Data: Até 16/10

Em uma ação conjunta da Virada Sustentável, do Metrô de São Paulo e da Green Eletron, como parte do movimento Eletrônico Não é Lixo, e em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, dia 14 de outubro, serão instalados coletores de resíduos eletroeletrônicos nas estações do Metrô.

Intervenção na Estação Clínicas sobre economia circular.
Crédito: Matheus Sandes

Seja a Mudança | Diversidade

Data: Até 18/10
Local: Metrô Estação Brigadeiro

Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. Você enxerga o universo de maneira bicolor ou multicolorida? Respeite a diversidade!

A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupa a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Seja a Mudança | Economia Circular

Data: Até 18/10
Local: Metrô Estação Clínicas

Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. O mundo só tem um caminho para resolver o problema das toneladas de lixo que geramos a cada hora: transformar esse resíduos em matéria prima! É o que propõe o conceito de Economia Circular, fique ligado!

A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupa a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Seja a Mudança | ODS

Data: Até 18/10
Local: Metrô Estação Carandiru

Não espere acontecer, seja você a mudança que deseja no mundo. Já imaginou como você estará em 2030? Conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Esta obra tem concepção artística da artista Mariana Piza.

A Virada Sustentável São Paulo 2020 ocupará a cidade de 16 de setembro a 18 de outubro com uma série de intervenções e performances que propõe inspirações e reflexões para a construção de um REFUTURO possível. Repense. Recrie. Regenere.

Eggcident – instalação artística de Henk Hofstra ocupa o Largo da Batata.
Foto: Divulgação
- Publicidade -