Ícone do site

São Paulo recebe 3ª edição do Mercado Circular

Evento de economia circular quer celebrar a cultura popular brasileira e promover práticas mais sustentáveis

Published 21/10/2022
mercado circular

Tatiana Weberman e Karine Rossi, sócias à frente do Mercado Circular. Foto: Gustavo Morita

O Mercado Circular, evento idealizado e organizado pelas empreendedoras socioculturais Karine Rossi e Tatiana Weberman, chega a sua terceira edição neste final de semana, dias 22 3 23 de outubro, em São Paulo. Idealizadoras da Rede Manual, do Slow Movie e Slow Kids, as duas amigas realizam o evento para ajudar a esclarecer e estreitar o diálogo entre especialistas e a sociedade a cerca da economia circular e das praticas sustentáveis.

A 3ª edição do Mercado Circular acontece no Instituto Brincante, em espaço incrível na Vila Madalena, e vai também celebrar a cultura popular brasileira com muita dança, música e festa para toda a família.

A cultura popular brasileira vai estar presente, representada pelo Instituto Brincante. Foto: Facebook | Instituto Brincante

As empreendedoras explicam que o Mercado Circular é a reação à necessidade de reaproveitar as “coisas” que já existem e estão paradas nas casas, indústrias, ruas, caçambas – e principalmente – lixões e aterros sanitários que envenenam nosso ecossistema. Para elas, é fundamental repensarmos o descarte, entendendo que muita coisa que jogamos fora pode (e deve!) ser reutilizada.

Em 2022, o evento vai reunir cerca de 30 expositores com produtos criados a partir de descartes, projetos de second hand e marcas alinhadas às novas possibilidades de redução de impactos ambientais; marcas de moda, produtos para casa, beleza e bem estar, para crianças, projetos inovadores que provocam encantamento por serem feitos com resíduos.

Tatiana Weberman e Karine Rossi sócias idealizadora do Mercado Circular. Foto: Gustavo Morita

“Quando a pessoa descobre e se depara com um produto lindo, com design, feito de matéria prima que seria jogada numa lata de lixo, ela se encanta e ao mesmo tempo se educa com relação ao que ia ser jogado fora. Ela revê a sua relação com o lixo”, realça Karine Rossi.

Toys Tom Zé, marca de brinquedos que vai estar no evento. Foto: Divulgação

Na sua primeira edição, o Mercado Circular hospedou-se na sua edição de estreia no Mercado de Pinheiros, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2021, local onde implantou e deixou como legado, dentre outras coisas, uma central de resíduos e coleta seletiva. A segunda edição aconteceu no Unibes Cultural, entre os dias 10 e 11 de Junho de 2022, durante o evento “Lixo Zero”.

A marca de produtos biodegradáveis Ybyra vai estar no Mercado Circular. Foto: Divulgação

Agora, no Instituto Brincante, além de celebrar os 30 anos do equipamento cultural o intuito é reafirmar a importância da iniciativa para as artes, cultura e sociedade não só paulistana, mas também brasileira. Promover uma grande ciranda, novos encontros e histórias, educar e somar, são valores importantes e inegociáveis tanto para o Mercado Circular, quanto para o Instituto Brincante. O resultado desse encontro inédito promete conexões e momentos especiais para toda a família. Para marcar na agenda!

Mercado Circular – 3ª Edição 

Se de do Instituto Brincante, na Vila Madalena, São Paulo. Foto: Facebook

Marcas presentes

Roda e Rani Comas, duas marcas que estarão expondo seus produtos no Mercado Circular. Fotos: Divulgação

Programação Cultural

Sábado, 22/10:

Domingo, 23/10:

Sair da versão mobile