vozes do planeta paulina chamorro
A jornalista Paulina Chamorro é idealizadora e apresentadora do podcast Vozes do Planeta. Foto: Divulgação
- Publicidade -

O podcast Vozes do Planeta, um dos primeiros a falar de sustentabilidade no Brasil, completa 5 anos no próximo domingo, 16 de maio. Criado e apresentado pela jornalista e ambientalista Paulina Chamorro, o podcast acumulou, no período, a marca de 278 vozes ouvidas sempre dentro do contexto socioambiental do planeta. A primeira edição foi ao ar pela web em 2016, com uma entrevista com o fotógrafo Luciano Candisani.

Recentemente o Vozes do Planeta recebeu o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA para a criação do quadro Pela Natureza, que apresenta ideias para impulsionar a Década da Restauração de Ecossistemas.

- Publicidade -

Para comemorar, a edição do programa do dia 14 de maio, trará um episódio especial relembrando alguns momentos marcantes que deram espaço para ciência, conservação, lideranças regionais, ativistas e pesquisadores. Em 2020, o podcast ganhou uma nova identidade visual, criada por João Malavolta, jornalista e fundador da Ecosurf, e um novo quadro, o Mundo Real, com o jornalista Claudio Angelo.

Atualmente o podcast está disponível em várias plataformas digitais, como Spotify, a Aplle Podcast e o Google Podcast.

Veja algumas das vozes que já passaram pelo podcast:

Angélica Mendes, ambientalista e neta de Chico Mendes, destacou a importância das mulheres na luta ambiental e na união dos povos da Floresta. “Nós mulheres sempre estivemos lá, só que nossa história foi contada do ponto de vista dos homens. Hoje nós somos maioria nessa luta, tanto na floresta, quanto na cidade. São mais as mulheres que estão preocupadas em cuidar do meio ambiente. E não tem como não sermos as protagonistas, nós dominamos o rolê.”

Paulo Artaxo, cientista, professor da USP e especialista em mudanças climáticas, avaliou se ainda temos como escapar das graves alterações climáticas e eventos extremos. “As mudanças climáticas deixaram de ser uma coisa do futuro e são absolutamente do presente e estão com a gente aqui o tempo inteiro.”

Márcia Chame, pesquisadora Fundação Oswaldo Cruz, falou sobre o impacto da expansão demográfica e da intensa pressão sobre ambientes em relação à proliferação de doenças, vírus e parasitas. “Cada vez mais nós somos dependentes de ecossistemas naturais bem equilibrados e, para isso, precisamos criar processos de generosidade entre a nossa espécie e as demais espécies”.

Ailton Krenak, filósofo, escritor e líder indígena falou sobre as lutas ambientais e a criação da florestania, a cidadania dos povos da floresta. “A gente não vai salvar o Planeta. Mas a gente podia fazer alguma coisa para nos salvar, porque nós estamos em vias de extinção nessa balada capitalista, consumista que a gente se meteu.”

Débora Falabella, atriz que interpretou a jornalista Natalie na minissérie Aruanas, falou sobre como a arte e a ficção podem ajudar a levar para outros ambientes a urgência de proteção da floresta amazônica. “É um grande trunfo da dramaturgia conseguir falar de assuntos que precisam ser ditos e que você não consegue comunicar de outra maneira. Com Aruanas, fiquei muito impressionada, porque as pessoas começam a assistir, são pegas pela história e no final estão completamente envolvidas com a causa.”

Livro Vozes do Planeta

O projeto de podcast vai virar um livro de entrevistas pela Vento Leste Editora. “Vamos olhar para algumas grandes entrevistas já realizadas no Vozes do Planeta e realizar algumas inéditas para o livro. Sempre trazendo as ideias e histórias de pessoas e sua conexão com a natureza.” , conta Paulina Chamorro.

Paulina Chamorro

Jornalista premiada, tem mais de 20 anos de experiência em temas socioambientais. Foi repórter, editora e apresentadora na Rádio Eldorado e coordenou projetos das emissoras do Grupo Estado. Foi roteirista e produtora da viagem-reportagem Mar sem Fim, percorrendo de veleiro todo o litoral brasileiro. Paulina recebeu a Medalha João Pedro Cardoso em 2016, única distinção ambiental do país, outorgado pelo Governo do Estado de São Paulo a personalidades que se destacaram na contribuição, para a educação, preservação e recuperação ambiental. Atualmente produz e apresenta o podcast Vozes do Planeta, é colaboradora da National Geographic Brasil desde 2017 e co-fundadora da Liga das Mulheres pelo Oceanos.

- Publicidade -