Ícone do site

Picnic solidário uniu celebração e impacto socioambiental positivo

Segurança alimentar, inclusão e gestão de resíduos foram destaques na comemoração aos 70 anos da PepsiCo no Brasil

Published 09/06/2023
picnic pepsico

Foto: Divulgação | PepsiCo

Para celebrar os 70 anos de atuação no Brasil, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, trouxe uma proposta diferente e organizou um picnic no Parque Villa Lobos, em São Paulo, reunindo cerca de 2,5 mil pessoas. Para o evento, a empresa buscou soluções de impacto socioambiental positivo em toda a cadeia de valor.

Três instituições parceiras da companhia foram envolvidas no processo: a Coopercaps, com coleta e destinação de cerca de 367 kg de resíduos; a Feira Preta, com indicação de fornecedores, e a Gastromotiva, que atua no combate à fome, participou de diversas formas.

Foto: Facebook | Gastromotiva

A renda arrecadada com a venda de ingressos e com doações de valores do público presente foi direcionada para a Gastromotiva, instituição criada por David Hertz, e que oferece formações profissionais para que seus alunos se tornem empreendedores, auxiliares e chefs de cozinha, replicadores da sua metodologia.

As cozinheiras solidárias foram as responsáveis por preparar algumas receitas do picnic, somando mais de 7,5 mil itens como brownies de TODDY®, cookies de Aveia QUAKER®, bolo de maçã, além de hommus, dip de tomate e maionese de alho para mergulhar os snacks.

Ao longo do evento, o público foi incentivado a fazer doações como pessoa física à Gastromotiva, que também oferece refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. A PepsiCo é parceira do Gastromotiva deste 2021. Juntos já distribuíram mais de 330 mil refeições, impactando positivamente mais de 70 mil pessoas no País.

Foto: Reprodução | Gastromotiva

Compensação de carbono e gestão de resíduos

A Coopercaps ficou responsável pela coleta e destinação dos resíduos gerados, coletando cerca de 367 quilos de resíduos durante o evento. O Pic70 recebeu o selo Evento Neutro, concedido pela Carbon Fair, por assumir o compromisso de reduzir e compensar as emissões de carbono, apoiando projetos ambientais certificados – o evento emitiu cerca de 16.380kg de CO2, sendo diretamente compensados por meio de créditos de carbono.

As cooperativas são fundamentais para aumentar as taxas de reciclagem no Brasil | Foto: PepsiCo

Além disso, também recebeu o selo Sou Resíduo Zero, pois todos os resíduos gerados foram destinados corretamente, apoiando a cooperativa de catadores Coopercaps. Ambos os selos foram concedidos pela Eccaplan Soluções em Sustentabilidade.

Música, equidade e inclusão

A Feira Preta disponibilizou indicações de fornecedores de sua rede. As camisetas do evento foram produzidas por empreendedora do ecossistema criado por Adriana Barbosa e as fotos de divulgação do picnic, pré-evento, foram feitas pelo fotógrafo angolano Venâncio Evensen, também indicado por Barbosa.

O evento, com curadoria diversa, teve apresentação do Samba de Dandara, Mariana Aydar, DJ Zé Pedro e show de Lulu Santos, para delírio dos presentes.

Foto: Facebook | Galera do Click

A cobertura fotográfica do evento ficou a cargo do time da Galera do Click, escola de Fotografia para jovens com Síndrome de Down. Todo o público diverso foi recebido por um time de promotores também diversos, com curadoria da Diversicast. Além disso, mulheres egressas do sistema prisional trabalharam na organização dos picnics enviados a influenciadores.

“É emocionante colocar todo um ecossistema a serviço das mudanças que precisamos fazer acontecer no mundo. Desta forma, a PepsiCo vai seguir levando sorrisos às comemorações do Brasil pelas próximas décadas. Que a gente tenha cada vez mais para comemorar”, afirma Ricardo Maldonado, Presidente de Bebidas da PepsiCo para América Latina Cone Sul.

 

Sair da versão mobile