Com a participação de animais silvestres licenciados pelo IBAMA, o biólogo Diego Sanchez, da SOS Ambiental, vai fazer uma maratona ao vivo durante 24h no dia 3 de setembro, Dia do Biólogo. A data foi escolhida pelo desafio de conscientizar sobre a importância ecológica dos animais e alertar para os problemas que a caça, desmatamento e poluição trazem ao meio ambiente.

De jacarés a abelhas, de reciclagem e compostagem a falcoaria, de roedores a tartarugas e serpentes, chegando a florestas e oceanos, o biólogo vai abordar diversos assuntos da temática ambiental através de histórias e brincadeiras interativas e educativas para o público infantil e adulto.

Para isso, contará com a ajuda dos jacarés Zico e Mike Tyson, das cobras Matilda e Astolfo, da iguana Carlitos, do cágado Garibaldi, da coruja Marvi, do gavião Bento, baratas gigantes de Madagascar, entre os mais de 40 animais licenciados da SOS Ambiental.

Para conseguir dar conta de estar ao vivo durante 24h, deixou preparado 120 vídeos de 10 minutos com curiosidades e outras surpresas que soltará a cada 50 minutos, tempo que usará para tomar fôlego e mudar equipamento de ambiente, descansar, se alimentar, etc.

“Minha ideia é mostrar que se pode realizar educação ambiental em redes sociais de forma interativa, por meio do contato direto com os nossos animais mostrando carinho e respeito. Levar educação ambiental para um público aberto nacional  um presente que quero dar em comemoração ao dia do biólogo”, conta Diego.

“Falar sobre o meio ambiente, tráfico de animais, desmatamento, queimadas, questões indígenas, conflitos de terras, além dos nossos animais, será uma forma de se aproximar do nosso público e aumentar ainda mais uma rede de pessoas conscientes das questões ambientais.”

Educar para respeitar

Diego acredita que envolver o público diretamente em questões ambientais é uma estratégia importante para desenvolver atitudes e ações conservacionistas, podendo ser bem eficiente através de atividades educativas e recreativas.

“A criança sensibilizada com a problemática ambiental sente-se estimulada a participar na defesa e fiscalização do meio ambiente. Formam-se cidadãos com maior senso crítico e participativo dentro de uma comunidade. Sem esquecer que essas ações remotas enriquecem a formação em diversos aspectos”, completa o biólogo.

Todos os animais da SOS Ambiental, além de cercados de muito carinho, são acompanhados por veterinários, documentos  autorização do IBAMA. São provenientes de tráfico ou maus-tratos e não conseguiriam mais viver livres na natureza.

A live acontecerá simultaneamente no perfil da SOS Ambiental do Youtube e Tik Tok.

O que? Live – Maratona de 24h 
Quando? 03/09/2020, a partir das 7h
Onde? No TikTok da SOS AMBIENTAL e no YouTube da SOS AMBIENTAL.

SOS Ambiental

Empresa de educação ambiental que realiza atividades educativas com o público infantil de forma lúdica e informativa desde 2003. As aulas e atividades sobre o mundo animal, sustentabilidade e equilíbrio ecossistêmico são realizadas por biólogos com animais silvestres da fauna brasileira licenciados pelo IBAMA.

Redes sociais

Facebook
YouTube
Instagram
TikTok