- Publicidade -

Mulheres cientistas debatem a participação feminina na ciência

Bate-papo “Mulheres na Ciência”, marcado para o dia 12 de março, aborda as conquistas e desafios da participação feminina no campo da pesquisa

mulheres na ciência

Dentro da programação voltada para o Dia Internacional da Mulher, o Museu MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal promove o debateMulheres na Ciência”. O bate-papo está marcado para quinta-feira, dia 12 de março de 2020, às 19h30, com o coletivo Cientistas Feministas.

- Publicidade -

O encontro vai abordar a participação feminina na ciência e os obstáculos enfrentados por elas. Dessa forma, serão tratados assuntos como preconceito, assédio, o impacto da maternidade na carreira, assim como as diversas conquistas, avanços e a importância da participação e realização feminina no segmento e campos de pesquisa cientifica.

O debate será mediado por Beatriz de Barros Souza e Fernanda Maria Policarpo Tonelli, integrantes do coletivo Cientistas Feministas, e contará com a participação das convidadas:

Isabela de Andrade Pena Miranda Corby, advogada na Assessoria Popular Maria Felipa, atuando em conflitos de Direitos Humanos, demandas envolvendo violências institucionais, em conflitos familiares e também advoga no Projeto “Solta Minha Mãe”, financiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos;

Alessandra Ribeiro, jornalista do projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e autora do e-book ‘Mulher faz ciência’;

- Publicidade -

Mariah Brochado Ferreira, Doutora e Mestre em Direito pela UFMG, com Pós-Doutorado pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Coordenadora do projeto Mulheres por Minas – o feminino em ação e do canal EXIBIDAS.

Tathiane Mendes, autora da obra “Futura Pele”, apresentada na exposição CoMciência, em cartaz no Museu até o próximo dia 15. Doutora em Poéticas Tecnológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir de práticas poéticas investiga os aspectos de subjetividade humana resultantes da relação com a tecnologia.

Cientistas Feministas

O coletivo Cientistas Feministas surgiu a partir da ideia da bióloga Carolina Bianchi de democratizar o conhecimento científico em linguagem acessível e, ao mesmo tempo, incentivar e possibilitar que outras mulheres participassem desse processo de produção e difusão do conhecimento.

- Publicidade -

As escritoras que contribuem para a geração de conteúdo são mulheres especializadas em diversas áreas do conhecimento, produzindo em oito frentes: astronomia, biociências, ciências da saúde, ciências humanas e sociais, física, matemática, química e a coluna “em off: feminismo ”.

A mobilização de mulheres feministas, cursando pós-graduação ou já pós-graduadas, ativistas no âmbito acadêmico em diferentes áreas do conhecimento possibilitou que o conceito do blog se expandisse para a geração de um coletivo. Este coletivo de cientistas feministas simboliza a representatividade de mulheres cientistas, capazes e resistentes no mundo acadêmico.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas mediante retirada de ingresso no link do Sympla.

A programação completa do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está disponível no site: http://www.mmgerdau.org.br/programe-se/

Serviço

CoMciência apresenta:
Roda de Conversa “Mulheres na Ciência”, com Coletivo Cientistas Feministas

Data: 12 de março – quinta-feira

Horário: 19h30

Ingressos gratuitos