Ícone do site

Instalações da Natura levam a Amazônia para o Rock in Rio

Ações unem experiências sensoriais com engajamento em defesa da floresta em pé

Published 18/08/2022
natura rock in rio

A paraense Liège canta durante lançamento das ações da Natura no Rock in Rio. Foto: Divulgação

O Rock in Rio Brasil 2022 acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock, instalada Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Além das atrações musicais, as cerca de 700 mil pessoas esperadas no festival poder conhecer melhor a Amazônia e entender o que podem fazer para ajudar a manter a floresta em pé.

Uma parceria entre a Natura e o festival vai levar à Cidade do Rock instalações para que o público entre em contato com a floresta e todas as suas dimensões, com o objetivo de encantar e promover o engajamento por escolhas que ajudam a manter a floresta em pé e impactem positivamente o futuro do planeta.

Imagem: Divulgação | Natura

“A Amazônia em pé é uma chave, urgente e importante, para a construção de um mundo mais bonito. Por isso, em todas as experiências da Natura ligadas ao festival, o público será convidado a se encantar com o vasto universo multicultural da Amazônia. É um convite para a transformação individual e coletiva que queremos ver no mundo”, explica Maria Paula Fonseca, diretora global da Natura.

A parceria começou na última edição do Rock in Rio e foi renovada para mobilizar mais pessoas em torno de temas essenciais para um futuro mais sustentável. “Acreditamos que a arte, a cultura e o entretenimento acessam um campo dos sentidos e das emoções que tem um grande potencial de mobilização para as transformações que queremos ver na sociedade”, explica Maria Paula Fonseca, diretora global da Natura.

Rio Negro, Amazônia. Foto: Natasha Olsen

A ideia é que a vivência mobilize o público a agir pela floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta.

Foto: Divulgação | Natura

NAVE

A instalação audiovisual de 360 graus convida o público a mergulhar no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo – serão mais de de 50 artistas e ativistas sob a liderança do Coletivo Criativo NAVE.

A atração vai ocupar a Arena 3 em uma experiência imersiva que une projeções, texturas, efeitos sonoros, música e performance, com elementos centrais da cultura do norte, como redários, a aparelhagem de brega e o toró — as tempestades típicas da floresta tropical, além da maior aparelhagem construída pelo artesão projetista João do Som.

Imagem: Divulgação | Natura

João do Som é famoso por construir as tradicionais esculturas famosas nas festas de tecnobrega do Pará e vai trazer uma aparelhagem com formato simbólico ao Rock in Rio: um barco, típico dos rios amazônicos estilizado pelo olhar de Seu João vai receber uma grande festa com as diversas atrações que retratam a multiplicidade sonora da Amazônia.

Portal Natura

“Com o portal, queremos provocar um arrebatamento dos sentidos, colocando as pessoas em conexão com a natureza e com a Amazônia de uma forma surpreendente, moderna e sensorial. A nossa intenção é que as pessoas saiam tocadas pela mensagem de que somos todos uma natureza só”, completa Maria Paula. O Portal Natura é aberto ao público que estará na Cidade do Rock e ficará próximo ao Palco Mundo.

Concebido pelo arquiteto Marko Brajovic, o espaço promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia com imagens, cheiros, sons, toques e todas as dimensões sutis estarão presentes em um instrumento arquitetônico sinestésico. A partir de projeções com três metros de altura, o espaço oferece uma oportunidade de metamorfose pessoal e coletiva, de união e de consciência.

Maria Paula Fonseca, da Natura, arquiteto Marko Brajovic e a artista Priscila Tapajowara, em entrevista sobre o Portal Natura no Rock in Rio. Foto: Divulgação

O conteúdo imersivo foi cocriado pelos artistas amazônicos Priscila Tapajowara, Moara Tupinambá, Lucas Mariano e Léo Chermont, com performances da artista Azuliteral e música de Liège – ambas patrocinadas pela plataforma Natura Musical. O conteúdo ainda tem participações de Luiara Borari, Jucy Bentes, Sandrielem Vieira, Raimunda Jaty, Ananda Jaty, Nato Tupinambá. Uma fragrância exclusiva, inspirada na Amazônia, foi criada para a experiência.

Mobilização pela Amazônia

Quem visitar as instalações da Natura no Rock in Rio vai poder se engajar pela conservação da floresta, assinando o projeto de lei de iniciativa popular “Amazônia de Pé”.

Foto: Cledisson Junior | Divulgação

Liderada pela ONG Nossas em parceria com lideranças locais, cientistas e especialistas em Amazônia de todo o Brasil, o texto prevê destinar 57 milhões de hectares de florestas públicas na região para a sobrevivência do bioma e a segurança de povos originários, ribeirinhos, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e da reforma agrária. Para se tornar lei, o projeto tem o desafio de coletar 1,5 milhão de assinaturas físicas.

Para somar esforços, a Natura está mobilizando também a sua rede de parceiros, consumidores, colaboradores e Consultoras de Beleza a agir positivamente pela Amazônia e engajá-los na coleta de assinaturas em diversos pontos de contato da marca com o público, incluindo lojas.

Acesso à informação

Em parceria com MapBiomas, InfoAmazonia e Hacklab, a Natura lançou em junho de 2021, o portal PlenaMata que, em setembro de 2022, evolui para se tornar uma plataforma global de engajamento com campanhas e ações concretas para agir pela conservação da floresta.

Foto: Reprodução | PlenaMata

O PlenaMata torna-se uma plataforma global e trilíngue de engajamento e mobilização pela Amazônia Viva. O portal traz notícias e informações em tempo real sobre desmatamento, com um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de dados atualizados diariamente e com a possibilidade de gerar mapas e gráficos interativos.

O objetivo é chamar a atenção para a urgência do tema e mobilizar a sociedade em torno de iniciativas de conservação e regeneração da floresta.

Loja e brindes

A Natura vai levar uma loja ao Rock in Rio com espaço para que as pessoas experimentem os produtos marca e conheçam mais sobre a atuação da marca na Amazônia, com destaque para a linha Ekos, lançada em 2000 e que marca o início da relação da Natura com a Amazônia.

Imagem: Divulgação | Natura

“Os produtos de Natura Ekos são a prova de que é possível estabelecer um círculo virtuoso a partir de um modelo de negócio que gera renda e maior valor compartilhado para todos, contribuindo também para conservar e regenerar o meio ambiente. Descobrimos bioingredientes que, incorporados à nossa cadeia de valor, mantêm a floresta em pé e apoiam o desenvolvimento social e econômico de mais de 8 mil famílias agroextrativistas”, complementa Denise Coutinho, diretora de Marketing Brasil.

Quem participar das experiências da Natura no festival também poderá ganhar brindes como uma pulseira de tecido feita exclusivamente para o festival, cremes de mãos de Natura Ekos e itens como batons e lápis multifuncionais da linha Faces.

Sair da versão mobile