O principal objetivo do Fórum de Sustentabilidade em Produção de Alimentos é compartilhar os conhecimentos mais recentes sobre agricultura e pecuária desenvolvidos no Brasil, com foco em sistemas integrados de produção agropecuária, modelo endossado pela FAO (Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação), como forma de se alcançar a segurança alimentar enquanto se promove a preservação ambiental e a inclusão social daqueles envolvidos nas atividades agrícolas.

O local escolhido é a Universidade Federal do Paraná, onde se encontra o único centro de pesquisas especializado em sistemas integrados de produção agrícola e pecuária do mundo localizado em um ambiente de preservação ambiental (APA – protegida por lei) o NITA – Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária.

O NITA leva para o campo resultados interessantes e sólidos embasados em pesquisas desenvolvidas por estudantes de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado) e de graduação das ciências agrárias, veterinárias, florestais e das ciências ambientais. O núcleo é membro de uma aliança composta por diferentes universidades: Ohio State University (EUA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, University of Califórnia e Massey University da Nova Zelândia.

Os trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa estão relacionados à medição de emissões de gases de efeito estufa em diferentes sistemas produtivos, comportamento animal em distintos sistemas de produção, manejo de solo e água e outros aspectos ambientais e produtivos relacionados.

O evento será realizado durante dois dias, no primeiro dia serão ministradas palestras no auditório de Ciências Agrárias, e, no segundo dia, haverá a oportunidade para os participantes do evento de visitarem o NITA onde poderão presenciar resultados reais embasados em práticas de agricultura de baixa emissão de carbono, agricultura de conservação e de boas práticas agropecuárias.

Clique aqui para ter mais informações sobre inscrições, palestrantes e também para acessar toda a programação do evento.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.