- Publicidade -

Documentário BR Acima de Tudo está disponível na Videocamp

Filme sobre o projeto que estende a BR-163 de Santarém até a fronteira com o Suriname pode ser visto gratuitamente

BR Acima de Tudo
Foto: Fred Rahal Mauro

A COP 26, Conferência Global do Clima, termina nesta sexta-feira, dia 12 de novembro de 2021. Além do compromisso com as emissões de gases poluentes, que aumentam os impactos ligados à mudança climática, também é necessário ampliar o debate sobre as queimadas florestais, a política ambiental e a conservação da natureza, em especial no Brasil.

- Publicidade -

Para contribuir com este debate, a plataforma Videocamp disponibiliza, a partir de 11 de novembro, o documentário BR Acima de Tudo. O filme ficará disponível dentro da seção especial “Assista Agora”, para serem assistidos como, onde e quando o usuário quiser.

Dirigido por Fred Rahal Mauro, o filme é uma produção do ((o))eco, veículo de jornalismo voltado à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental. O documentário mostra os impactos da possível expansão da rodovia BR-163, cujo traçado corta a floresta amazônica em direção à fronteira com o Suriname, projeto gestado durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

BR Acima de Tudo
Foto: Fernanda Ligabue

O projeto foi gestado na época da ditadura militar, e até hoje paira como uma sombra sobre a região. A construção aconteceria no norte do estado do Pará, onde fica o maior bloco de florestas protegidas do mundo. É uma área de floresta amazônica do tamanho do Reino Unido e que abriga uma infinidade de histórias e biodiversidade.

No documentário, indígenas, pecuaristas, posseiros, quilombolas, empresários e políticos refletem à sua própria maneira os impactos da possível expansão da rodovia floresta adentro. Este não é um filme sobre uma estrada. É um filme sobre os abismos que separam aqueles que compartilham de uma mesma terra.

- Publicidade -
BR Acima de Tudo
Foto: Fred Rahal Mauro

“Receber BR Acima de Tudo no Videocamp neste momento em que a COP 26 está acontecendo e, principalmente, frente a tudo o que estamos vivendo em relação a degradação do Pantanal, da Amazônia, ao extermínio de povos indígenas… É providencial aos mobilizadores da plataforma; uma chance singular de, além de ver um lançamento de 2021, mergulhar nessas temáticas urgentes e impulsionar debates em cima dessas pautas que precisam ser amplamente discutidas e divulgadas”, diz Gabriela Olmos, coordenadora de comunicação do Videocamp.

Sobre o Videocamp

O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. A missão do Videocamp é criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

- Publicidade -