sustentabilidade mãozinha verde
Foto: Divulgação

O Programa Mãozinha Verde começou com reuniões temáticas sobre os ODS das manhãs de sábados no Mercado Municipal de Curitiba para discutir a Preservação  da Natureza, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Inclusão Social e Mobilidade Urbana. Entre as iniciativas do grupo, está uma semana inteira de ações e palestras, que chega à sua segunda edição entre os dias 7 e 12 de dezembro de 2020.

O Programa Mãozinha Verde, criou o método “AEIOU da SUSTENTABILIDADE” no acrônimo Água, Energia, Inovação, Orgânicos e Urbanismo,  trouxe a SEMAMA SAM para o calendário da cidade de Curitiba, com o reconhecimento da Lei 15.549/19.

A participação é aberta e gratuita à todos interessados pela temática “Inovação Inclusiva & Sustentável”. A segunda edição acontece acontece em formato digital e traz muitas novidades.

Membros da HUB Mãozinha Verde

 São palestras e painéis com especialistas locais, do Mercosul, Europa e Ásia. O apoio de profissionais de diversas áreas do conhecimento, ONGs, Entidades Classistas e Organizações signatárias do Pacto Global, celebra um momento histórico de trocas de experiências e conhecimentos.

A agenda de Programação do Ciclo de Palestras, será aberta dia 09 de dezembro de 2020 as 18h30 pelo Diretor Executivo do Pacto Global, Carlo Pereira Linkevieus, e seguirá com especialistas em Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade Urbana.

Diversas ações da SEMANASAM já foram sendo construídas ao longo do ano, como a Campanha #3000arvores de plantio de espécies nativas, recuperação da Mata Ciliar e auxilio na recuperação de florestas degradadas, além de expressivas contribuições ao paisagismo urbano; as Revitalizações de Praças e Jardins urbanos – com adoções de espaços públicos lideradas pelo programa #mãozinhaverde.

As atividades deste ano têm apoio da UNIBRASIL e podem ser consultadas no site do evento.  As inscrições são gratuitas e os participantes terão certificados atestados pela #UNIBRASIL.

O evento será finalizado num rápida solenidade fechada no Museu Oscar Niemeyer,  com entrega do TROFÉU MAOZINHA VERDE – um reconhecimento à Pessoas e Organizações que trabalham em prol da AGENDA 2030 e dos ODS, cumprindo com a tradição do evento. Além de inúmeras Homenagens à personalidades locais, temos como eleito  “Destaque do Ano” o Jornalista André Trigueiro. O CicloVivo também está entre as homenagens do evento.