O Núcleo de Permacultura (NEPerma) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está compartilhando sua experiência didática e prática por meio do livro Ensinando Permacultura. Lançado nas versões impressa e em e-book, a publicação pode ser usada como guia para quem quer repassar os conceitos e aplicações da permacultura, mas não sabe por onde começar.

Ensinar muitas vezes é mais difícil do que aprender. E foi para atender uma alta demanda de pedidos a respeito de como ensinar permacultura que o professor Arthur Nanni sistematizou a estrutura deste livro. O trabalho é resultado do NEPerma, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e a Editora da UFSC.

“O livro é um esforço da equipe de instrutores professores, técnicos e educandos que se propõe a estimular o ensino da temática em diferentes níveis de ensino, sendo mais indicado à formação superior. A publicação traz um roteiro de apresentação dos conteúdos básicos para a formação em permacultura, fundamentados na proposta de Bill Mollison e adaptados à realidade das universidades brasileiras. Seus 16 capítulos apontam como abordar cada temática e fazer as interações necessárias para estabelecer um ensino sistêmico, em que os educandos são convidados a serem protagonistas do próprio aprendizado”, explica o professor Arthur Nanni.

Há sugestões de metodologia, dinâmicas e uma estrutura lógica de quando e como apresentar cada tópico. O livro vai desde o básico, da importância da permacultura, até o projeto final de planejamento em permacultura que deve englobar autossuficiência, segurança alimentar, hídrica e energética, em curto, médio e longo prazo.

Além disso, o material também inclui conteúdos complementares em vários formatos: livros, vídeo-aula, PDFs, vídeos no Youtube, entre outros.

Enquanto a versão impressa é voltada às instituições de ensino que solicitaram exemplares previamente, o e-book está disponível gratuitamente no site da NEPerma.